Secretaria de Meio Ambiente do Rio desmonta estacionamento em Área de Preservação Permanente, no Recreio

Em janeiro, agentes da Defesa Ambiental haviam interditado o local, mas grupos criminosos voltaram a explorá-lo comercialmente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio realizou nesta quinta-feira (17/06) uma operação para demolir uma construção irregular, retirar diversas ocupações escondidas na mata e desfazer um estacionamento irregular que funcionava em área pública, na embocadura do Canal do Rio Morto com a Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.

Na ação, que contou com o apoio do 31º Batalhão de Polícia Militar (Recreio), da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Comlurb, foram retiradas duas toneladas de lixo do local. Para impedir acesso ao estacionamento, foram instaladas barreiras de concreto e feitas valas profundas.

Tanto os acampamentos na mata, quanto a construção ilegal na faixa de areia da praia eram utilizados como veraneio nos fins de semana. Ficavam dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Prainha e Grumari. O local também era utilizado para guarda de materiais de vendedores ambulantes, o que ocasionava muito acúmulo de lixo.

O estacionamento já havia sido alvo de uma ação da secretaria de Meio Ambiente em 26 de janeiro, quando foi destruída a entrada do estacionamento e feito, pela retroescavadeira da prefeitura, várias valetas no local para impedir o acesso de veículos. 

Advertisement

Entretanto, o local foi recuperado por grupos criminosos que exploram estacionamentos. Os invasores quebraram a mureta de separação entre a pequena servidão da Estrada do Pontal e as margens do canal. Eles cobravam uma taxa de R$ 20 por veículo estacionado. A capacidade do estacionamento ilegal era de aproximadamente 70 veículos. A atividade não tinha alvará de funcionamento.

A APA tem 966,32 hectares e foi criada por decreto municipal, em 1986.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Meio Ambiente do Rio desmonta estacionamento em Área de Preservação Permanente, no Recreio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui