Secretaria de Saúde distribui mais de 300 mil doses de AstraZeneca aos municípios do RJ

As 308 mil doses de Oxford/AstraZeneca estão sendo distribuídas para serem aplicadas como segunda dose

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Neste sábado (21/08), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza a entrega de mais uma remessa dos imunizantes contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Estão sendo distribuídas 308 mil doses de Oxford/AstraZeneca para serem aplicadas como segunda dose.

As vacinas chegaram na tarde de sexta-feira (20/08) à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Às 15h, o município do Rio de Janeiro retirou o seu lote de imunizantes. Neste sábado, os municípios de São Gonçalo, Maricá, Niterói e Itaboraí fizeram a retirada dos imunizantes.

As cidades das regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana e Centro-Sul receberam as doses por vans e caminhões, que sairão da CGA, com escolta da Polícia Militar, às 7h. Já as remessas das regiões Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Costa Verde foram enviadas por meio de três aeronaves, uma da SES, uma do Governo do Estado e outra da Polícia Civil.

Na segunda-feira (16/08), a SES publicou nota técnica autorizando a intercambialidade de vacinas, caso o estado do Rio de Janeiro não receba doses do imunizante Oxford/AstraZeneca em quantidade suficiente para completar o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose. Nesse caso, será possível completar o esquema vacinal com a segunda dose do imunizante da Pfizer. A medida foi tomada em conjunto com a equipe de especialistas do Conselho de Análise Epidemiológica que assessora a vigilância estadual e pactuada no Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Advertisement

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) vem reforçando rotineiramente com as secretarias municipais de Saúde a importância de responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. A SVAPS ressalta que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Saúde distribui mais de 300 mil doses de AstraZeneca aos municípios do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui