Foto: Reprodução Internet

Neste sábado (21/08), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza a entrega de mais uma remessa dos imunizantes contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Estão sendo distribuídas 308 mil doses de Oxford/AstraZeneca para serem aplicadas como segunda dose.

As vacinas chegaram na tarde de sexta-feira (20/08) à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Às 15h, o município do Rio de Janeiro retirou o seu lote de imunizantes. Neste sábado, os municípios de São Gonçalo, Maricá, Niterói e Itaboraí fizeram a retirada dos imunizantes.

As cidades das regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana e Centro-Sul receberam as doses por vans e caminhões, que sairão da CGA, com escolta da Polícia Militar, às 7h. Já as remessas das regiões Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Costa Verde foram enviadas por meio de três aeronaves, uma da SES, uma do Governo do Estado e outra da Polícia Civil.

Na segunda-feira (16/08), a SES publicou nota técnica autorizando a intercambialidade de vacinas, caso o estado do Rio de Janeiro não receba doses do imunizante Oxford/AstraZeneca em quantidade suficiente para completar o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose. Nesse caso, será possível completar o esquema vacinal com a segunda dose do imunizante da Pfizer. A medida foi tomada em conjunto com a equipe de especialistas do Conselho de Análise Epidemiológica que assessora a vigilância estadual e pactuada no Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) vem reforçando rotineiramente com as secretarias municipais de Saúde a importância de responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. A SVAPS ressalta que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui