Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, nesta sexta-feira (09/07) e neste sábado (10/07), está realizando a entrega de 274.024 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Ao todo, serão distribuídas 172.824 doses da Pfizer para primeira aplicação, e 101.200 doses da vacina CoronaVac, divididas para primeira e segunda aplicação, ou seja, 50.600 para primeira dose e 50.600 para segunda dose.

Nesta sexta-feira, os municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo fizeram a retirada diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já neste sábado, retiram as vacinas no CGA os municípios de Niterói, Itaboraí e Maricá.

Também neste sábado, saem também do local os comboios de vans e caminhões para entregar os imunizantes aos municípios das regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul e Baixada Litorânea, com escolta da Polícia Militar. Às 8h, três helicópteros levaram as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde, uma do Governo do Estado e uma do Corpo de Bombeiros.

A cada remessa de vacinas enviada aos municípios, se aproxima o alcance da imunização coletiva. Mas, para isso, é necessário que a população retorne aos postos para a segunda dose“, afirma o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A Secretaria esclarece que não há previsão de doses extras para garantir a segunda dose da Coronavac caso o município use todas as doses como D1. Todo o volume de distribuição é feito de forma proporcional e igualitária. A pasta também ressalta a necessidade da priorização da repescagem de pessoas dos grupos prioritários já atendidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nas distribuições anteriores, dando continuidade à campanha conforme recomendações da terceira edição do Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui