Secretaria de Saúde vai promover uma nova edição do ‘Dia D contra a Gripe’

A edição acontece neste sábado; a imunização contra o sarampo para crianças e trabalhadores da saúde também vai estar disponível

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No sábado, (04/06), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com os 92 municípios promove a segunda edição do “Dia D contra a Gripe”. A imunização é voltada para todo o público-alvo da campanha.

Apesar de a campanha ter começado há quase dois meses, apenas 23,3% do público-alvo receberam o imunizante.

O secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, afirma que no primeiro Dia D, em abril, houveram fortes chuvas em todo o estado, o que dificultou o acesso da população aos postos de saúde. “Por isso, conversamos com o Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro) e decidimos fazer essa nova mobilização. É muito importante a adesão da população. A vacina contra a gripe protege contra as formas graves e óbitos pela doença, principalmente na população que faz parte do público-alvo”, destacou o secretário.

No Dia D também acontece a campanha de imunização contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. A vacina estará disponível para esses grupos. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.

Advertisement

O Governo do Estado relata que até o momento, somente 35,34% dos idosos e 33,29% dos trabalhadores da saúde procuraram os postos para receber a vacina.

Mas, a expectativa da campanha para este ano é imunizar 90% do público-alvo, o que corresponde a 6,7 milhões de pessoas. Até esta quarta-feira, (31/05), 1.572.088 pessoas foram vacinadas contra a Influenza no estado.


Tire dúvidas:

Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?

Sim. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada com a vacina da gripe ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?

Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.

Se eu estiver com febre, posso me vacinar?

Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.

Depois de vacinar, eu posso doar sangue?

A Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue.

Quem não pode receber a vacina contra gripe?

A vacina contra gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Por que eu devo me vacinar contra a gripe?

A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.

Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?

Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do Influenza que mais estão circulando naquele ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria de Saúde vai promover uma nova edição do 'Dia D contra a Gripe’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui