Secretaria do Ambiente vai focar na fiscalização de barragens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) realizou, nesta segunda-feira, 28/01, a primeira reunião de um grupo multidisciplinar de estudos que irá atuar focado na regularização e fiscalização de barragens do Estado do Rio de Janeiro. Na mesma segunda, o Diário do Rio noticiou que a situação das barragens do estado do Rio é preocupante.

Os principais objetivos são atualizar o diagnóstico da situação das barragens do estado, criar critérios para regulamentar os licenciamentos de barragens e garantir que os empreendedores se regularizem perante a política estadual de segurança de barragens.

A equipe, composta por técnicos e especialistas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), DRM (Departamento de Recursos Minerais) e SEAS, servirá como uma força-tarefa para agilizar as avaliações, garantir a regularização de todas as barragens perante o órgão ambiental e sugerir melhorias na legislação e resoluções internas referentes ao tema.



Advertisement

“O grupo vai levantar diagnóstico completo de regularização das estruturas de barragem existentes no Estado e reavaliar a legislação relativa ao tema. Precisamos ser criteriosos na avaliação de toda a política de licenciamento do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a secretária do Ambiente e Sustentabilidade”, Ana Lucia Santoro.

O Estado do Rio de Janeiro tem 29 barragens. Deste montante, dez delas estão enquadradas na Política Nacional de Segurança de Barragens. Nove, destas prioritárias, já foram vistoriadas e uma está com vistoria prevista para o próximo mês. Como mostra a matéria do Diário do Rio, 6 apresentam alto Dano Potencial Associado (DPA).

Os proprietários receberam ofícios do Inea, solicitando informações sobre os empreendimentos e as mesmas já constam no Sistema Informações sobre os Barramentos do Estado (SisBar).

SisBar é o cadastro de todas as estruturas hidráulicas do Estado sob responsabilidade de fiscalização do Inea e auxilia no acompanhamento dos procedimentos de fiscalização e consolidação dos dados dos empreendedores.

Em 26 de dezembro de 2018, foi publicada a Resolução Inea nº 165, que estabelece um prazo de 90 dias para que os empreendedores iniciem o processo de regularização de suas estruturas junto ao Inea, além do estabelecimento de diretrizes para elaboração do Plano de Segurança da Barragem (PSB), no prazo máximo de um ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria do Ambiente vai focar na fiscalização de barragens
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui