Secretaria Estadual de Agricultura lança nova linha de crédito para produtores rurais do RJ

Linha de fomento rural Energia Limpa, que integra o Programa Agrofundo, tem limite financiável de 100% do orçamento, até R$ 60 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento o Governo do Rio de Janeiro elaborou a linha de fomento rural Energia Limpa, que integra o Programa Agrofundo, da referida pasta, e tem como beneficiários produtores que atuam no campo e com explorações sediadas em território fluminense. O limite financiável dela é de 100% do orçamento, até R$ 60 mil, com prazo máximo de 60 meses e juros anuais de 2%.

”O campo é um dos locais com maior potencial de aproveitamento desta fonte de energia. Ter a capacidade de gerar a sua própria energia faz com que a propriedade rural tenha um ganho considerável, podendo este recurso ser aplicado nas atividades-fim do produtor rural”, explicou o secretário de Agricultura do RJ, Marcelo Queiroz.

O acesso do produtor rural à linha de fomento Energia Limpa se dará por intermédio dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio) espalhados em todo o estado.

Vale ressaltar que a energia solar produzida poderá ser utilizada na propriedade rural para acionar, por exemplo, o sistema de ordenha mecânica, bombas para irrigação de pastagens e outras culturas; na energização de cercas elétricas, conjunto moto forrageiro, ensiladeiras, trituradores, secadores, resfriadores de leite, câmaras frias, entre outros equipamentos. Tudo isso garante um maior conforto para o produtor rural na iluminação e no acionamento dos seus eletrodomésticos usuais.

Advertisement

Ademais, é importante destacar que o superávit de energia produzida pelas placas fotovoltaicas no imóvel rural será transferido à concessionária de eletricidade, que o compensará na forma de créditos em energia. Isso, inclusive, poderá ser usufruído em outras residências do produtor rural, inclusive na cidade.

Estudos comprovam que a energia solar traz mais economia no custeio das atividades agropecuárias, além de ser uma excelente alternativa ao produtor que, muitas vezes, sofre com a qualidade de fornecimento de energia. A energia produzida a partir da luz e do calor do sol faz a conversão direta da radiação solar em energia elétrica.

Além disso, por ser renovável, o uso da energia solar é muito vantajoso e tem se tornado um item de necessidade dentro do agronegócio. Os painéis de energia solar possuem garantia de aproximadamente 12 anos e tem vida útil de até 25 anos, o que denota que o investimento retorna em forma de economia, que pode ser equivalente a um período de seis a oito anos de uma conta de energia comum.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Estadual de Agricultura lança nova linha de crédito para produtores rurais do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui