Secretaria Estadual de Saúde sugere que hospitais de campanha com obras atrasadas não sejam inaugurados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Segundo o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB), Hospital de Campanha de Casimiro de Abreu é o mais atrasado - Foto: Felipe Basílio/Inter TV RJ

Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiroque agora tem um novo gestor, Alex Bousquet – realizou um estudo que sugere ao Poder Executivo do RJ que não inaugure os 5 hospitais de campanha que ainda não estão funcionando.

documento ses 2 Secretaria Estadual de Saúde sugere que hospitais de campanha com obras atrasadas não sejam inaugurados
Trecho do estudo feito pela equipe técnica da Secretaria de Saúde do RJ – Foto: Reprodução/TV Globo

Como um dos motivos para justificar a recomendação, o estudo apontou a taxa de ocupação nos leitos das 3 esferas de governo do Rio de Janeiro – aproximadamente 1/3 estão sendo utilizados.

De acordo com o relatório, falando especificamente do Coronavírus, a taxa de ocupação de adultos na rede estadual é de 59,9% em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 56,7% em enfermarias.

O estudo também garante que, mesmo que haja uma 2ª onda de contaminação após a flexibilização das medidas restritivas, ainda assim é possível dar assistência à população utilizando somente os leitos que atualmente se encontram impedidos de serem usados.

Advertisement

Ainda segundo o parecer, o custo mensal elevado para manter os 5 hospitais é outro motivo para que não sejam abertos. De acordo com o documento, o valor mensal – incluindo o de pessoal – por leito de UTI em cada unidade hospitalar é de quase R$ 44 mil; já o de enfermaria, é de aproximadamente R$ 34 mil.

Vale lembrar que o Governo do Estado inaugurou, até o momento, apenas 2 hospitais de campanha no RJ – e ambos com atraso: Maracanã e São Gonçalo. Ainda estão sendo construídas as unidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu – este último, inclusive, gerou diversas críticas do deputado Renan Ferreirinha (PSB).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Estadual de Saúde sugere que hospitais de campanha com obras atrasadas não sejam inaugurados
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje mais que nunca temos que pensar no melhor para o nosso Rio de janeiro, por isso que todas as decisões têm que ser muito bem pensada. Nosso voto é muito importante para o futuro do nosso município.
    Tenho um nome que deve ser considerado, “GLORIA HELOIZA” essa e uma ex juizá de origem humilde que tem caráter para levar nosso Rio a sério.
    Vejam esse vídeo:
    https://youtu.be/O7b2jR4WVTw

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui