Secretaria Municipal de Educação lança a campanha ‘Bora pra Escola’

Jogadores dos quatro grandes times de futebol do Rio se unem em uma mesma torcida e entram em campo na ação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro - Foto: Reprodução/Internet

Neste domingo (6/3), entra em campo, no estádio Nilton Santos, um novo time que irá unir as torcidas cariocas: o time da criançada na escola! A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o apoio dos times de futebol de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, lança a campanha “Bora pra Escola”, com o objetivo de trazer mais de cinco mil alunos de volta para o convívio escolar. A grande aposta neste ano é conquistar a criançada com as mensagens de seus ídolos.

A causa é tão nobre que não existe rivalidade nessa disputa! Pelo contrário, os times se uniram nesse ataque contra o abandono escolar. Os jogadores estão gravando vídeos para convocar os pequenos de volta para as salas de aula. Eles também contam nos vídeos sobre as suas histórias quando ainda estavam na escola. A ação será divulgada nas redes sociais da Secretaria de Educação do Rio e também dos times de futebol.

A busca ativa é um dos trabalhos mais importantes desenvolvidos pela rede de Educação do Rio. É nesta ação que é possível trazer crianças que não estão frequentando a escola de volta para sala de aula, garantindo o direito à educação e ao convívio escolar.

“Nosso trabalho de busca ativa no ano passado trouxe de volta 20 mil crianças para as salas de aula. Ainda faltam cinco mil e não vamos descansar enquanto houver uma criança fora da escola! Sabemos que a pandemia aumentou a evasão escolar, mas nós vamos ganhar esse jogo”, comenta o “torcedor” e secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

Advertisement

Ano passado, a rede municipal de educação usou vários recursos para trazer a garotada de volta. O trabalho de localização das crianças e convencimento das famílias sobre a importância da escola na vida delas foi feito por telefone, com ajuda dos Conselhos Escolares Comunitários (CEC), associações de moradores e até mesmo com carros de som percorrendo os bairros.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) tem investido na identificação das crianças e adolescentes longe da escola, utilizando a plataforma Busca Ativa Escolar (www.buscaativaescolar.org.br), desenvolvida pelo UNICEF e parceiros. A plataforma permite o registro e o acompanhamento de informações sobre cada estudante, compartilhando as informações entre as equipes de Educação, Saúde e Assistência Social do município. O trabalho prevê um conjunto de estratégias que serão implementadas e integradas nos próximos três anos. A SME tem a maior rede de unidades de ensino da América Latina, com 1.543 unidades e mais de 660 mil alunos, que vão da educação infantil ao ensino fundamental, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Municipal de Educação lança a campanha 'Bora pra Escola'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui