Secretaria Municipal de Habitação divulga dados sobre os trabalhos da pasta

Segundo a pasta, a ação visa mostrar a importância do direito à moradia digna, tão fundamental quanto o direito à alimentação, à saúde e à educação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Regina Ferreira, moradora de Fernão Cardim - Divulgação/Prefeitura

Neste Dia Nacional da Habitação (21/08), a Secretaria Municipal de Habitação (SMH), divulgou dados sobre os trabalhos da pasta em prol da parcela mais vulnerável da população carioca. Segundo a pasta, a ação visa mostrar a importância do direito à moradia digna, tão fundamental quanto o direito à alimentação, à saúde e à educação,

O Dia Nacional da Habitação, comemorado neste sábado, foi instituído em 1964 com a criação do Banco Nacional da Habitação (BNH), que tinha o desafio de tentar solucionar o déficit habitacional no Brasil. E, desde sua fundação, nos anos 90, a Secretaria Municipal de Habitação atua, também, com esse objetivo. Na última década, 109.204 unidades habitacionais foram contratadas pela secretaria e 136.875 domicílios foram contemplados com melhorias nos programas de urbanização de favelas.

Desde sua criação, a SMH vem atuando na regularização urbanística e fundiária das comunidades urbanizadas pelo programa Favela Bairro e nos loteamentos irregulares e clandestinos da cidade. Tais regiões, declaradas Áreas de Especial Interesse Social (AEIS), receberam algum tipo de intervenção urbanística e possuem decretos específicos de uso do solo, podendo ser legalizadas por meio da emissão de licença e Habite-se.

Considerando essas áreas, a SMH atende, atualmente, mais de 150 comunidades e 197 loteamentos clandestinos que possuem algum tipo de regularização em andamento, e já regularizou 10.981 domicílios, criando lotes regularizados e permitindo a titulação dessas famílias, reforçando a missão da secretaria de promover o direito à moradia digna e a segurança de posse da camada menos favorecida da população.

Advertisement

Principais ações da Secretaria Municipal de Habitação em 2021

Somente no ano de 2021, a SMH entregou 65 títulos de propriedades a moradores do Canal das Tachas, no Recreio dos Bandeirantes; 453 RGIs a moradores do conjunto habitacional Cascais, em Santa Cruz; 78 licenças de legalização e 73 Habite-se em áreas diversas após atendimento presencial dos requerentes; publicou o reconhecimento de logradouros em diferentes localidades, como Loteamento R. Ituverava, Nova Palestina, Parque Esperança, Parque Royal, Novo Palmares e Beira Rio; realizou 106 visitas a empreendimentos do Minha Casa Minha Vida a fim de levar melhorias ao entorno dos condomínios, por meio do Grupo Institucional do Poder Público (GIPP); realizou um pente fino nos cadastros do Auxílio Habitacional Temporário (cerca de 90% dos beneficiários efetuaram a prestação de contas); firmou parceria inédita com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para desenvolver ações a fim de garantir às famílias de baixa renda o direito à assistência técnica gratuita para a construção de habitação de interesse social; iniciou os trabalhos para nova etapa do programa de urbanização de favelas, por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); desenvolveu formulários digitais para facilitar e modernizar a coleta de dados sobre moradias, que antes eram preenchidos manualmente em formulários impressos; e inaugurou novo posto de atendimento, na Rua Senhor dos Passos, nº 50, no Centro.

O vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, Nilton Caldeira, destacou a importância das ações recentes da pasta e o trabalho da equipe técnica.

A Secretaria de Habitação está com um time técnico forte e competente, que trabalha diariamente para planejar e levar melhorias para os cariocas que vivem em áreas de vulnerabilidade. Há muitas ações em andamento e muito esforço envolvido para encontrarmos as melhores soluções para a nossa cidade. No Dia Nacional da Habitação, relembramos as importantes ações da secretaria na atual gestão, que fizeram diferença na vida dos cariocas, e em breve teremos outras boas notícias para a população“, ressaltou Caldeira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Municipal de Habitação divulga dados sobre os trabalhos da pasta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui