Secretaria Municipal de Proteção Animal chega a 10 mil castrações no Rio em 2021

Projeções indicam que as referidas intervenções cirúrgicas ultrapassarão os números de 2020, que foram de 30 mil castrações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), a Prefeitura do Rio de Janeiro chegou à marca de 10 mil castrações no primeiro trimestre de 2021.

As projeções indicam que as referidas intervenções cirúrgicas ultrapassarão os números de 2020, da antiga Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Subem), que foram de 30 mil castrações.

E, acrescendo, os atendimentos clínicos foram de 8.300, números animadores para a SMPDA, mesmo com restrições financeiras e de pessoal.

A unidade da SMPDA de maior produtividade em esterilizações é na Fazenda Modelo e, atualmente, o número de animais no abrigo municipal é de cerca de 850, todos prontos para adoção.

Advertisement
Esterilizacoes2017ate2021 Secretaria Municipal de Proteção Animal chega a 10 mil castrações no Rio em 2021
Gráfico comparativo em relação às esterilizações entre 2017 e março de 2021 – Foto: Divulgação

Vale ressaltar que a SMPDA tem intensificado ações de combate aos maus tratos, como tráfico de animais no território municipal, ações educacionais, campanhas educativas, controle e monitoramento de colônias, proteção a animais comunitários, domésticos, silvestres e exóticos.

A Secretaria montou uma equipe multidisciplinar, com médicos veterinários de especialidades diversas, voltando suas operações não somente para animais domésticos, mas também com equinos e silvestres.

O Departamento de Fiscalização da SMPDA agiu em ações orientativas e repressivas, registrando-se mais de 400 resgates, em ações conjuntas com as polícias Militar e Ambiental, com resultados concretos de prisões na aplicação da nova ”Lei Sansão” em ações onde o Poder Público atuou ineditamente, no Complexo do Alemão (com o auxílio da UPP), na Rua da Chita, em Bangu, e também na Tijuca, Irajá, Ilha do Governador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Municipal de Proteção Animal chega a 10 mil castrações no Rio em 2021
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui