Secretaria Municipal de Saúde confirma primeiro caso de varíola do macaco na cidade

De acordo com informações, o infectado é um homem, de 38 anos, brasileiro que reside em Londres; o homem chegou ao Brasil em 11 de junho já com suspeita e no dia seguinte, 12/06, procurou atendimento na Fiocruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) confirma o primeiro caso da varíola do macaco (monkeypox) na cidade. Um homem brasileiro, de 38 anos, residente em Londres, que chegou ao Brasil em 11 de junho e procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no dia seguinte da sua chegada, (12/06).

Amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), referência nacional.

O resultado positivo para a doença foi liberado na terça-feira, (14/06).

O homem infectado está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento.

Advertisement

A SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença no Município do Rio de Janeiro. Também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretaria Municipal de Saúde confirma primeiro caso de varíola do macaco na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui