Secretário de Conservação depõe na CPI das enchentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A CPI das enchentes, presidida pelo vereador Tarcísio Motta, do PSOL, ouviu, nesta quinta-feira, 05/09, o depoimento de Roberto Nascimento Silva, Secretário de Conservação do município do Rio de Janeiro. Quando Tarcísio questionou sobre como a Secretaria se planeja para prevenir a cidade de inundações, a resposta de Roberto chamou a atenção:

“Estou trabalhando para a secretaria não parar. O recurso que tenho é para o próximo mês. Como vou olhar pra frente se não tenho recursos para dois meses?”, disse Roberto Nascimento Silva em tom de indignação.

Outra declaração de Roberto vale o destaque: “Eu fico sabendo de muitas mudanças pelo Diário (Oficial). Inclusive, já ocupei vários cargos e soube das minhas exonerações pelo Diário. Em nenhum momento me falaram ‘Você está fora’. Hoje eu estou neste cargo, mas sei lá, né…”.

A falta de recursos do órgão foi mencionada em diversos momentos do depoimento de Silva, que está à frente da secretaria há um ano e dois meses. Atualmente, a Seconserva tem uma dívida de R$ 51 milhões com empresas de manutenção. Para continuar funcionando, o órgão usa aportes orçamentários emergenciais, já que não há recursos ordinários. Como se não bastasse, Silva adiantou que o orçamento da Seconserva para 2020 será menor que o de 2019.

Advertisement

Outra preocupação dos vereadores durante a sessão foi a falta de integração dos órgãos da Prefeitura, o que torna ainda mais distante a possibilidade de haver um planejamento efetivo, nesta gestão, para proteger a cidade e os moradores dos eventos climáticos extremos.

“A prefeitura trabalha só reativamente, na hora que a emergência acontece. Os cargos públicos são usados no xadrez político como moeda de troca e as pessoas estão pagando isso com a vida. O relatório da CPI vai apontar esses absurdos”, ressaltou Tarcísio Motta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretário de Conservação depõe na CPI das enchentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui