Secretário de Educação anuncia suspensão de aulas presenciais no estado do RJ

No entanto, o governador Claudio Castro disse que a decisão só será tomada na semana que vem, e que, por enquanto, as escolas permanecerão abertas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Pilar Olivares)

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirmou nesta sexta-feira (12/03) que a partir de segunda-feira (15/03) as escolas estaduais terão as aulas presenciais suspensas. No entanto, o governador Cláudio Castro disse que a decisão será tomada na semana que vem e que, até lá, as escolas seguem abertas.

Eu e o Eduardo Paes temos o mesmo pensamento. As escola devem ser a última a fechar e a primeira a abrir. A gente vai trabalhar com o estado, não é o Eduardo Paes ou o Cláudio Castro. Eu disse que sou favorável. A gente olhando os número, não há a necessidade de fechar. Olhando o número de leitos, não há necessidade de fechar”, disse Castro.

De acordo com o secretário, a rede particular de ensino que é vinculada ao sistema estadual também acompanharia essa regra e suspenderia as aulas presenciais. Segundo o governador, no entanto, as aulas privadas também não serão afetadas por enquanto.

As aulas na rede estadual foram retomadas no início deste mês. De acordo com o governo, 70 mil estudantes voltaram às atividades presenciais, algo em torno de 10% do total de estudantes matriculados.

Advertisement

De acordo com o governo, esses 70 mil alunos fazem parte do quadro de vulnerabilidade social – ou seja, com pouco ou nenhum acesso à internet.

Eduardo Paes se manifesta

Através do Twitter, o prefeito Eduardo Paes publicou uma mensagem onde enfatiza que as escolas da rede municipal não serão fechadas.

Cláudio Castro estende restrições contra a Covid-19 adotadas pela Prefeitura para o estado do RJ

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, anunciou nesta sexta-feira (12/03) que, com pequenas alterações, as medidas adotadas pela Prefeitura do Rio passarão a valer por todo o estado.

Confira as medidas:

  • Vedada circulação em áreas públicas entre 23h e 5h;
  • Bares e restaurantes podem funcionar até 23h com 50% da capacidade, municípios podem restringir este horário;
  • Serviço de delivery sem limitação
  • Comércio funcionará em horário escalonado
  • Vedada veda de bebida alcoólica em banca de jornal
  • Zoológicos, parques, academias e espaço de recreação infantil devem funcionar com 50%
  • Ampliação ao incentivo ao home office, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades.

Nesta quinta-feira (11/03), Castro já havia dito ao Blog do Edimilson Ávila que acreditava não fazer sentido parte do Grande Rio ter adotado regras rígidas, como ocorreu na capital, em Niterói e em São Gonçalo — se os demais municípios não as seguissem.

Calendário unificado

O governador disse que a aquisição de vacinas será discutida semanalmente entre prefeitos e o governador do Rio. Castro também anunciou que haverá um calendário único de vacinação no estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretário de Educação anuncia suspensão de aulas presenciais no estado do RJ
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente o vírus vem matando muitas pessoas, mas ao mesmo tempo o vírus foi politizado, em um País em que o SUS e a Educação se arrastam cada vez mais sucateados. Dessa maneira “O SUS mata a curto prazo e a Educação mata a longo prazo”.

  2. Não era nem para,ter começado.
    A Pandemia está em todo o território brasileiro.E já somos o celeiro de novas infecções da Covid 19.
    O Mundo inteiro esta preocupado com o Brasil devido às mutações que estão circulando no Brasil..e das novas mutações que podem surgir e ser bem mais perigosas e transmissíveis!
    Seremos em breve um celeiro de novas infecções!
    Um perigo para o mundo inteiro!

    • Concordo plenamente. Infelizmente, já somos um celeiro de novas infecções. Se estivéssemos feito quarentena de forma adequada desde o início, poderíamos estar PENSANDO em retornar a abertura agora. Mas não. O que importa é a imagem política. E o que pior, tem muitos que defendem abertura de tudo. Eu vejo pelas escolas porque sou professora. É muito discurso de: “criança não é grupo de risco”. Meus anjos, deixa a titia explicar uma coisa: quando a escola volta a aula presencial, não são só os alunos que vão pra escola. Tem que ter funcionário! E tem funcionário que é grupo de risco e mutações novas que são arriscadas até para os mais jovens. Sem contar que a criança se contaminando pode não morrer mas pode contaminar alguém mais vulnerável. PAREM DE ACHAR QUE O MUNDO GIRA EM TORNO DO SEU PRÓRPIO UMBIGO!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui