(Foto: Pilar Olivares)

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirmou nesta sexta-feira (12/03) que a partir de segunda-feira (15/03) as escolas estaduais terão as aulas presenciais suspensas. No entanto, o governador Cláudio Castro disse que a decisão será tomada na semana que vem e que, até lá, as escolas seguem abertas.

Eu e o Eduardo Paes temos o mesmo pensamento. As escola devem ser a última a fechar e a primeira a abrir. A gente vai trabalhar com o estado, não é o Eduardo Paes ou o Cláudio Castro. Eu disse que sou favorável. A gente olhando os número, não há a necessidade de fechar. Olhando o número de leitos, não há necessidade de fechar”, disse Castro.

De acordo com o secretário, a rede particular de ensino que é vinculada ao sistema estadual também acompanharia essa regra e suspenderia as aulas presenciais. Segundo o governador, no entanto, as aulas privadas também não serão afetadas por enquanto.

As aulas na rede estadual foram retomadas no início deste mês. De acordo com o governo, 70 mil estudantes voltaram às atividades presenciais, algo em torno de 10% do total de estudantes matriculados.

De acordo com o governo, esses 70 mil alunos fazem parte do quadro de vulnerabilidade social – ou seja, com pouco ou nenhum acesso à internet.

Eduardo Paes se manifesta

Através do Twitter, o prefeito Eduardo Paes publicou uma mensagem onde enfatiza que as escolas da rede municipal não serão fechadas.

Cláudio Castro estende restrições contra a Covid-19 adotadas pela Prefeitura para o estado do RJ

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, anunciou nesta sexta-feira (12/03) que, com pequenas alterações, as medidas adotadas pela Prefeitura do Rio passarão a valer por todo o estado.

Confira as medidas:

  • Vedada circulação em áreas públicas entre 23h e 5h;
  • Bares e restaurantes podem funcionar até 23h com 50% da capacidade, municípios podem restringir este horário;
  • Serviço de delivery sem limitação
  • Comércio funcionará em horário escalonado
  • Vedada veda de bebida alcoólica em banca de jornal
  • Zoológicos, parques, academias e espaço de recreação infantil devem funcionar com 50%
  • Ampliação ao incentivo ao home office, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades.

Nesta quinta-feira (11/03), Castro já havia dito ao Blog do Edimilson Ávila que acreditava não fazer sentido parte do Grande Rio ter adotado regras rígidas, como ocorreu na capital, em Niterói e em São Gonçalo — se os demais municípios não as seguissem.

Calendário unificado

O governador disse que a aquisição de vacinas será discutida semanalmente entre prefeitos e o governador do Rio. Castro também anunciou que haverá um calendário único de vacinação no estado.

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente o vírus vem matando muitas pessoas, mas ao mesmo tempo o vírus foi politizado, em um País em que o SUS e a Educação se arrastam cada vez mais sucateados. Dessa maneira “O SUS mata a curto prazo e a Educação mata a longo prazo”.

  2. Não era nem para,ter começado.
    A Pandemia está em todo o território brasileiro.E já somos o celeiro de novas infecções da Covid 19.
    O Mundo inteiro esta preocupado com o Brasil devido às mutações que estão circulando no Brasil..e das novas mutações que podem surgir e ser bem mais perigosas e transmissíveis!
    Seremos em breve um celeiro de novas infecções!
    Um perigo para o mundo inteiro!

    • Concordo plenamente. Infelizmente, já somos um celeiro de novas infecções. Se estivéssemos feito quarentena de forma adequada desde o início, poderíamos estar PENSANDO em retornar a abertura agora. Mas não. O que importa é a imagem política. E o que pior, tem muitos que defendem abertura de tudo. Eu vejo pelas escolas porque sou professora. É muito discurso de: “criança não é grupo de risco”. Meus anjos, deixa a titia explicar uma coisa: quando a escola volta a aula presencial, não são só os alunos que vão pra escola. Tem que ter funcionário! E tem funcionário que é grupo de risco e mutações novas que são arriscadas até para os mais jovens. Sem contar que a criança se contaminando pode não morrer mas pode contaminar alguém mais vulnerável. PAREM DE ACHAR QUE O MUNDO GIRA EM TORNO DO SEU PRÓRPIO UMBIGO!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui