Secretário diz que RJ não reservará a 2ª dose da vacina de Oxford para quem recebeu a 1ª

Estudos clínicos indicaram que o intervalo necessário entre as duas doses é de 12 semanas. A expectativa é de que, neste período, a vacina já esteja sendo produzida em solo brasileiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (22/01), o secretário Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, em entrevista ao portal de notícias G1, afirmou que a pasta prevê a distribuição de todas as 180 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca assim que elas forem entregues ao estado, na madrugada de sábado (23/01).

Segundo a avaliação da secretaria e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), não há a necessidade de reservar metade dos imunizantes para garantir a segunda aplicação porque estudos clínicos indicaram que o intervalo necessário entre as duas doses é de 12 semanas. A expectativa é de que, neste período, a fundação já esteja produzindo a vacina Oxford/AstraZeneca em solo brasileiro. Para a primeira aplicação, a vacina foi importada do Instituto Serum, na Índia.

Chaves calcula que o RJ deva receber mais ou menos 180 mil doses, considerando o percentual de 9% de imunizantes que deverão ser entregues ao estado:

É mais ou menos 9% do total. Se são 2 milhões [de doses], então 180 mil. (…) Vão ser usadas todas. Todas as vacinas serão usadas“, explicou ao portal.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Secretário diz que RJ não reservará a 2ª dose da vacina de Oxford para quem recebeu a 1ª
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Logo veremos a consequência disso. Um aumento das mutações do vírus no estado do RJ. Isso porque se não aplicada a segunda dose no tempo recomendado pela fabricante não tem imunização completa. Logo, o vírus pode ganhar resistência e vencer a defesa do organismo, ou, ainda um maior tempo de sobrevida, o suficiente para assimilarem em parte as novas defesa do organismo, enquanto na transmissão para outros indivíduos carregam aquelas informações… ou seja, teremos muitas cepas nacionais.
    Logo, logo teremos o vírus fluminense, carioca, niteroiense etc.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui