Sede da Prefeitura do Rio ganha Projeto de Eficiência Energética

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcelo Queiroz na cobertura da Prefeitura
Foto: Divulgação

O Centro Administrativo São Sebastião, também conhecido CASS, ou Piranhão, onde fica a sede da administração municipal do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, ganhou um Projeto de Eficiência Energética que permitirá uma economia de R$ 2,2 milhões no consumo de energia elétrica, por ano.

A iniciativa inclui a troca de mais de 22 mil pontos de iluminação por lâmpadas de tecnologia LED, a instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica a partir da radiação solar, a implantação de um sistema de automação na central de água gelada para operacionalizar todos os chillers do sistema de ar condicionado; e a troca da centrífuga do ar condicionado central prevista para ser realizada entre outubro e novembro.

A implementação do sistema fotovoltaico será concluída até setembro e, até o mês de novembro, a Concessionária de Energia Elétrica Light fará a ligação desse sistema à rede de energia elétrica.

Já as lâmpadas fluorescentes que iluminam a sede da Prefeitura do Rio de Janeiro serão totalmente substituídas até fevereiro de 2019.

Advertisement

A reforma será possível graças ao prêmio recebido pela Prefeitura num chamamento público feito pela Light. O Projeto de Eficiência Energética do Centro Administrativo São Sebastião conquistou o primeiro lugar entre outros entes da administração pública que concorreram. O bom resultado gerou verba de aproximadamente R$ 6 milhões para desenvolvimento da 1ª etapa do Diagnóstico de Eficiência e Sustentabilidade do Centro Administrativo São Sebastião.

O projeto apresentado à Light nasceu de um relatório elaborado em 2015 e intitulado Diagnóstico de Eficiência Energética do CASS. O plano está alinhado ao conceito de sustentabilidade buscado para a cidade. E possibilita a adoção de práticas sustentáveis nas instalações prediais da sede da Prefeitura.

A meta é melhorar a qualidade de vida dos servidores no ambiente de trabalho e oferecer conforto aos cidadãos que chegam ao Centro Administrativo São Sebastião à procura de serviços públicos. Além, claro, de gerar economia para os cofres públicos, com a redução no consumo de energia”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sede da Prefeitura do Rio ganha Projeto de Eficiência Energética
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui