Segunda edição da Semana da Saúde na Baixada acontece a partir desta terça-feira

Serão oferecidos serviços como consultas, aferição de pressão, glicose, teste rápido de hepatite, de alergia e de função pulmonar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza entre terça (9/11) e quinta-feira (11), das 8h às 16h, a segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense. O evento será realizado na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, seguindo todas as medidas sanitárias de controle à pandemia da Covid-19.

Além de doar sangue e ajudar a salvar vidas, quem passar pelo local terá acesso a serviços gratuitos de prevenção em saúde. Entre os destaques estão consultas com urologistas e exames de PSA para os homens, aferição de pressão, glicose, teste rápido de hepatite, de alergia e de função pulmonar, e vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe).

A Semana da Saúde é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Queremos chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde, a prevenção e a doação de sangue. Essa é a segunda edição que ocorre na Baixada Fluminense. Na última, em 2018, foram quase oito mil atendimentos realizados”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Durante os três dias de evento, estão previstos cerca de seis mil atendimentos à população. Serão 300 cadastros diários para doação de sangue, além de 500 senhas diárias para exames de urologia e teste de PSA, mil vagas para aferição de pressão e teste de glicose, 100 para teste de hepatite e 100 para teste pulmonar e alérgico.

Advertisement

Para participar do evento, será obrigatório o uso de máscara de proteção individual tanto nos espaços fechados quanto nos espaços abertos. Além disso, foram instalados totens com álcool em gel na área externa do evento. Uma equipe ficará circulando pela praça para dar informações, distribuir máscaras de proteção e borrifar álcool nas mãos das pessoas presentes no local.

As senhas começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas distribuídas. Os serviços serão oferecidos da seguinte maneira:

Doação de sangue

O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os três dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde do homem

Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata, a ação contará com uma estrutura dedicada à Saúde do Homem, na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Vacinação contra Covid-19

Será oferecida vacina contra Covid-19. Estarão disponíveis a primeira e segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais e a dose de reforço para idosos a partir de 60 anos. Também será oferecida a vacina contra a Influenza (gripe) para as pessoas que não participaram da campanha de imunização deste ano.

A ação é realizada por meio de uma parceria entre a SES, a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Rádio Tupi e conta ainda com o apoio das Drogarias Venâncio, Hemorio, Cruz Vermelha e Brasil Sem Alergia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Segunda edição da Semana da Saúde na Baixada acontece a partir desta terça-feira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui