Segurança Presente chega a novas áreas a partir de agosto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guilherme Pinto

As regiões do Grajaú, Catete e Largo do Machado foram incluídas no planejamento de expansão do programa Segurança Presente, do governo estadual. Agora, as três localidades se juntam a Vila Isabel, Maracanã, Bangu, Barra da Tijuca, Botafogo, Laranjeiras, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, regiões já mencionadas pelo governador Wilson Witzel, no cronograma inicial.  

Com a ampliação, o governo começa a implementar um monitoramento via satélite para fiscalizar tanto as equipes do programa como as das operações Lei Seca e Barreira Fiscal. O objetivo é acompanhar, em tempo real e integral, a movimentação dos agentes. O sistema funcionará com o GPS dos veículos, ajudando na análise da mancha criminal e reforçando a fiscalização da atuação policial — como para comprovar dias trabalhados, quantidade de equipes em ação e verificar o cumprimento das rotas de patrulhamento.

Uma parceria inédita da Segov com a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Defensoria Pública da União (DPU) fará capacitação dos agentes do programa. A ideia é conscientizar os policiais e assistentes sociais sobre abordagens de suspeitos, dependentes químicos e moradores de rua.

Para viabilizar as expansões, o governo fez parcerias com associações comerciais e empresários das áreas beneficiadas. Além de contribuir financeiramente, esses parceiros doam de uniformes a viaturas.

Advertisement

Quase todas as operações atuais são integralmente bancadas pelo Estado — nos bairros da Lapa, Aterro, Lagoa, Méier, Centro, Leblon, Ipanema e Tijuca. O custo total no mês de maio foi de R$ 4,9 milhões. Já as equipes do projeto Rio + Seguro, em Copacabana, e do Niterói Presente são frutos de convênios com as prefeituras do Rio e de Niterói, respectivamente. A Alerj firmou parceria para a Baixada. Segundo o secretário, o ideal é obter 100% dos investimentos junto à iniciativa privada. Por questão estratégica, os números de agentes não foram informados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Segurança Presente chega a novas áreas a partir de agosto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui