Foto: Guilherme Pinto

As regiões do Grajaú, Catete e Largo do Machado foram incluídas no planejamento de expansão do programa Segurança Presente, do governo estadual. Agora, as três localidades se juntam a Vila Isabel, Maracanã, Bangu, Barra da Tijuca, Botafogo, Laranjeiras, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, regiões já mencionadas pelo governador Wilson Witzel, no cronograma inicial.  

Com a ampliação, o governo começa a implementar um monitoramento via satélite para fiscalizar tanto as equipes do programa como as das operações Lei Seca e Barreira Fiscal. O objetivo é acompanhar, em tempo real e integral, a movimentação dos agentes. O sistema funcionará com o GPS dos veículos, ajudando na análise da mancha criminal e reforçando a fiscalização da atuação policial — como para comprovar dias trabalhados, quantidade de equipes em ação e verificar o cumprimento das rotas de patrulhamento.

Uma parceria inédita da Segov com a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Defensoria Pública da União (DPU) fará capacitação dos agentes do programa. A ideia é conscientizar os policiais e assistentes sociais sobre abordagens de suspeitos, dependentes químicos e moradores de rua.

Para viabilizar as expansões, o governo fez parcerias com associações comerciais e empresários das áreas beneficiadas. Além de contribuir financeiramente, esses parceiros doam de uniformes a viaturas.

Quase todas as operações atuais são integralmente bancadas pelo Estado — nos bairros da Lapa, Aterro, Lagoa, Méier, Centro, Leblon, Ipanema e Tijuca. O custo total no mês de maio foi de R$ 4,9 milhões. Já as equipes do projeto Rio + Seguro, em Copacabana, e do Niterói Presente são frutos de convênios com as prefeituras do Rio e de Niterói, respectivamente. A Alerj firmou parceria para a Baixada. Segundo o secretário, o ideal é obter 100% dos investimentos junto à iniciativa privada. Por questão estratégica, os números de agentes não foram informados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui