O Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco-Rio), que representa os garis cariocas, anunciou nesta segunda-feira (04/04) a retomada da greve da categoria na capital fluminense.
A greve, iniciada no dia 28/03, havia sido suspensa na última sexta (01/04) em função das fortes chuvas que atingiram a cidade.
A retomada da paralisação das atividades acontece pois, segundo o Siemaco-Rio, desde a própria sexta-feira não houve por parte da Prefeitura ou da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) uma contraproposta em relação às reivindicações dos garis.
”Nestes últimos 3 dias, quando suspendemos nossa greve para socorrer a população que sofre com as fortes chuvas, a Prefeitura não se dignou a reabrir o diálogo e apresentar uma proposta satisfatória para os empregados da Comlurb. Assim, comunicamos aos trabalhadores, à população e às autoridades que nossa greve será retomada a partir da zero hora desta segunda-feira, dia 04 de abril, conforme decidiu nossa última assembleia”, informou o sindicato por meio de nota oficial.
O Siemaco informou também que, até o momento, não há previsão de uma nova rodada de conversas entre os garis para o fim da greve. ”Nova assembleia dos trabalhadores só será chamada caso surja alguma nova proposta da companhia. A greve continua até que haja novo acordo ou até o julgamento da greve pela Justiça”, disse o sindicato.
Vale ressaltar que a Prefeitura do Rio ofereceu aos garis um reajuste salarial de 10% ao longo do ano, sendo 6% em março, 2% em agosto e 2% em novembro. No entanto, a categoria rejeitou a proposta.