Por conta da pandemia do Coronavírus e do colapso financeiro gerado pela crise sanitária, os cariocas já somam dois anos seguidos (2019 e 2020) sem poder apreciar a Árvore de Natal da Lagoa, que se tornou um símbolo do final de ano na capital fluminense. Mas nem por isso o bairro da Zona Sul deixará de estar enfeitado para o período natalino. Uma iniciativa popular, encabeçada pelo advogado Heitor Wegmann, instalou um belo relógio de flores no jardim da Paróquia São José, na Avenida Borges de Medeiros.
O relógio de flores, idealizado pelo paisagista Chacon, e o paredão de LED de 6m de altura, chamam a atenção de quem passa pelo trecho, devido ao espetáculo de luzes e a ornamentação cheia de cores.
Wegmann revela que a inspiração para a instalação do relógio de flores veio a partir de uma viagem que fez para Genebra, na Suíça, onde viu um enfeite semelhante que quis trazer para a Cidade Maravilhosa. Ele conta que a ideia é despertar o espirito natalino e levantar a autoestima da cidade.
“Eu pensei em levar um pouco de alegria, de uma certa forma, celebrar a vida. Já são quase dois anos com o pessoal nessa situação de pandemia, muita gente muito triste. O objetivo é tentar levantar a autoestima do carioca, tentar fazer algo diferente. Muitas pessoas passam pela área da paróquia diariamente, vamos levar luz e a alegria, já que não teremos a Árvore de Natal da Lagoa este ano“, conta Heitor.
Ajuda da comunidade carioca
A ONG Viver Bem, que fica em Niterói, na Região metropolitana do RJ, cedeu um sistema de monitoramento para inibir a ação de vândalos. O advogado conta que vê tempo real a imagem do relógio e do entorno.
“Esta era uma preocupação que eu tinha. Eu pretendo melhorar o relógio, aumentando a inclinação para que as pessoas possam ver melhor o relógio“, conta.
Além do aparato de segurança, o advogado conta que os números foram doados por uma madeireira na Frei Caneca, no Centro do Rio.
“O dono viu a foto e disse que daria os números. Eu só tive que pintar“.
Diante da falta dos grandes ícones consagrados do natal do Rio, o carioca, com sua criatividade e vontade de levar alegria, supera as situações adversas.