Sem AstraZeneca, postos de saúde do Rio já aplicam segunda dose da Pfizer

Mistura de imunizantes já começa a ser oferecida aos cariocas em unidades de saúde que não possuem mais estoques da AstraZeneca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto ilustrativa com frascos e seringa na frente de logotipo da farmacêutica Pfizer — Foto: Dado Ruvic/Reuters

Com a escassez de doses da AstraZeneca para aplicação da segunda dose, a Prefeitura do Rio começou, nesta segunda-feira (13/09), a oferecer a Pfizer para o público carioca . A mistura de vacinas está disponível para quem chegar em uma unidade de saúde do município e se deparar com a falta do medicamento de Oxford.

Conforme planejado, está sendo ofertada a intercambialidade com vacina heteróloga (D2 da Pfizer), conforme disponibilidade”, justificou a Secretaria Municipal de Saúde, em nota. 

Responsável pela produção da AstraZeneca no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) garantiu que novos lotes da vacina devem ser produzidos nos próximos dias. A entrega de vacinas foi paralisada porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado.

Aqueles pacientes que não quiserem trocar a segunda dose da AstraZeneca pela Pfizer, terão, muito possivelmente, uma fila de espera por unidade de saúde, conforme cogita implementar a Prefeitura. A expectativa é que essas pessoas sejam acionadas assim que um novo lote do imunizante seja entregue ao município. 

Advertisement

A SMS afirmou ainda que aguarda a confirmação de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sem AstraZeneca, postos de saúde do Rio já aplicam segunda dose da Pfizer
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui