Mais uma vez o Poder Público do RJ é ignorado pelo Ministério da Saúde e, como resultado disso, pode ficar sem testes de Covid daqui a uma semana. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, um pedido de três milhões de kits de diagnóstico foi feito pela pasta na semana passada (dia 19/01) e até o momento, nenhuma resposta foi dada.
O número de doses seria suficiente para manter os postos de testagem com estoque por mais um mês. De acordo com a secretaria, são necessários 800 mil kits por semana para suprir a demanda atual. Nesta quinta-feira (27/01), o estado inaugura mais uma base, no Maracanã.
“Nós temos testes para essa semana e a semana que vem. Já foi feita uma solicitação ao Ministério da Saúde de um quantitativo adicional. A expectativa é que semana que vem chegue mais 1 milhão de testes, até porque é importante testar aqui, mas a epidemia da ômicron está indo para o interior do estado. É importante também que todos os municípios do interior tenham testes”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, em entrevista TV Globo nesta quinta-feira (27).
Sem qualquer movimento por parte do governo federal, a secretaria informou que reforçou o pedido na última terça-feira (25/01), mas que também não foi atendida.
O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas até a publicação desta matéria, não obteve resposta.