Semana da Saúde realiza atendimentos gratuitos no largo da Carioca

Somente no primeiro dia do evento, mais de 5 mil pessoas foram atendidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado.

A 11ª edição da Semana da Saúde, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que começou na última terça-feira (23/11), realizou mais de 5 mil atendimentos no primeiro dia. Entre os 5.722 atendimentos realizados, as consultas com urologistas e exames de PSA foram um dos mais procurados: foram 643 exames.

A Semana da Saúde oferece exames de urologia e teste de PSA, aferição de pressão e testes de glicose, testes rápidos para detecção de Covid-19, hepatite B e C, sífilis e HIV, exames de alergia e de função pulmonar e atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, o evento é considerado o maior no âmbito de saúde estadual.

“A Semana da Saúde é o maior evento de saúde pública do estado e tem como objetivo levar serviços de qualidade para mais perto da população. Por causa da Covid, não pudemos realizar a ação no ano passado, mas estamos muito animados com a expectativa deste ano”, comemorou o secretário de Estado de Saúde.

O evento no Largo da Carioca também é uma grande oportunidade para quem deseja ajudar a salvar vidas. O Hemorio montou no local um estande para doação de sangue, e o Programa Estadual de Transplantes (PET) oferece informações sobre como ser um doador de órgãos. Quem passa por esses estandes ainda ganha uma muda de planta, doada pela Secretaria de Estado de Agricultura. Neste primeiro dia de evento, foram 200 atendimentos e 151 bolsas de sangue doadas no estande do Hemorio.

Advertisement

Diante da aproximação do verão e do período de chuvas frequentes, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde levou a sua equipe para o Largo da Carioca para alertar a população sobre a importância do combate a doenças como dengue, zika e chikungunya.

O evento contou ainda com apresentações de ritmistas do Salgueiro, do cantor Xande de Pilares e do Ballet Manguinhos, formado por meninas de 14 a 18 anos. Os mascotes do Grupo Rão realizaram distribuição de lanches e divertiram os presentes com as performances de dança.

A ação é uma parceria entre a SES e TV Band e a BandNews e conta ainda com o apoio das Drogaria Venancio, Hemorio, Medlevensohn, Cruz Vermelha, Brasil Sem Alergia, Grupo Rão, Guaravita, Claro e Águas do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semana da Saúde realiza atendimentos gratuitos no largo da Carioca
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui