Semana dos Museus: TikTok exibe maratona de visitas guiadas a museus brasileiros

A ação, com transmissão ao vivo para uma audiência global, terá o primeiro passeio virtual do Museu da Língua Portuguesa, além de exposições pontuais do Museu do Amanhã e Museu do Futebol, e o acervo do Instituto Ricardo Brennand e Paço do Frevo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Como uma plataforma de entretenimento global, o TikTok é um lugar em que comunidades têm a chance de descobrir e se conectar com a cultura de todos os cantos do mundo, desde arte e música, até dança e teatro. Depois das transmissões do #MomentoMuseu, que levaram os usuários do TikTok a um tour pelas melhores instituições culturais do mundo e movimentaram a plataforma, o TikTok promove a Semana dos Museus, desta vez com foco nos museus brasileiros. Cinco dos principais museus brasileiros – o Instituto Ricardo Brennand, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Museu do Futebol, o Paço do Frevo e o recém-reinaugurado Museu da Língua Portuguesa – participam da ação com visitas guiadas ao vivo no TikTok, de 11 a 15 de agosto. 

“No TikTok, nos orgulhamos de ser um lugar onde museus e galerias podem abrir suas portas digitalmente e conectar audiências em todo o mundo com seu conteúdo tão emocionante. Com a Semana dos Museus, queremos dar continuidade ao nosso projeto de levar para uma audiência global tudo o que os museus e as instituições culturais podem oferecer de melhor e exaltar a cultura e história local”, afirma Ronaldo Marques, gerente de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil. 

A programação começa nesta quarta, dia 11, com um tour virtual pelo Instituto Ricardo Brennand (@institutorb), que guarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. No dia 12, quinta, às 15h, o Museu do Amanhã (@museudoamanha) vai apresentar a exposição “Coronaceno: Reflexões em Tempos de Pandemia”, que tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os impactos da pandemia no mundo e as perspectivas de mudanças no estilo de vida da humanidade. Já na sexta, 13, às 16h,  é dia de falar sobre futebol e vibrar com a mostra “Tempo de reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, do Museu do Futebol (@museudofutebol), dedicada aos 150 anos da invenção da função de goleiro e que homenageia, em especial, Moacyr Barbosa, um dos grandes nomes da posição. 

O Museu da Língua Portuguesa (@museudalinguaportuguesa), reinaugurado este mês em São Paulo, promove seu primeiro passeio virtual na plataforma no sábado (14), às 16h, convidando os visitantes a mergulhar na diversidade da língua portuguesa por meio de instalações interativas e lúdicas. E fechando a programação da Semana dos Museus, no domingo (15), o Paço do Frevo (@pacodofrevo)  fará um tour virtual mostrando o espaço da instituição e ainda apresentará uma “batalha de passinhos” com movimentos do frevo, aproximando a dança das gerações mais jovens e do que entende-se como cultura pop, além de levar alegria e diversão para toda a comunidade TikTok.  

Advertisement

Para participar da ação e se juntar às lives culturais do TikTok, confira a página da Semana dos Museus no aplicativo e conecte-se aos perfis dos museus na plataforma.

Para essa e outras histórias, siga meu Instagram @marketingeoutrashistorias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semana dos Museus: TikTok exibe maratona de visitas guiadas a museus brasileiros
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui