Seminário debate a migração dos dados analógicos para digitais na administração pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Defensoria Pública do Rio, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado se reúnem, na segunda-feira (21), no seminário “Migração do Analógico para o Digital — Análise de Dados e Administração Pública”, cujo objetivo é a troca de experiências e a discussão de ferramentas técnicas que facilitem o desempenho e o controle externo sobre as atividades das três instituições.

No evento, a Defensoria do Rio apresentará duas iniciativas modernizadoras bem-sucedidas. Uma delas é o Sistema Verde, software criado por técnicos da Coope/UFRJ e que hoje integra rotinas e procedimentos dos órgãos de atuação, tornando mais ágil e organizado o atendimento a quem precisa de assistência jurídica gratuita. A outra, a Diretoria de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça que, há mais de quatro anos, compila, tabula e analisa dados disponíveis no sistema de justiça sobre criminalização do aborto, sentenças condenatórias por tráfico de drogas e tortura imposta a presos, por exemplo.

A realização de um seminário como esse é fundamental para o compartilhamento das experiências e do conhecimento acumulados pelas instituições na aplicação de soluções de inteligência em seus processos — resume a subdefensora geral Paloma Lamego.

A programação da manhã é aberta ao público. O início dos trabalhos, às 9h30, será feito pelo defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem; e pela presidenta do TCE-RJ, Marianna Montebello Willeman.

Advertisement

Em seguida, haverá uma mesa-redonda com especialistas: Alessandra de Ávila Montini, diretora do Labdata da Fundação Instituto de Administração (FIA); Marcos Cavalcanti, doutor em Informática pela Universidade de Paris XI; e Pablo Cerdeira, subsecretário de Defesa do Consumidor na cidade do Rio de Janeiro. A mediação caberá a Melina Risso, doutora e mestre em Governo e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

À tarde, servidores da Defensoria, do MP e do TCE se dedicarão a oficinas de trabalho e capacitação sobre os projetos já em curso em cada uma das instituições.

Os interessados em assistir a abertura e a mesa-redonda devem se inscrever pelo site do Ministério Público, que sediará o evento, na Avenida Marechal Câmara, 370, Castelo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seminário debate a migração dos dados analógicos para digitais na administração pública
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui