Sempre busque os “dream clients”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dream, Interrupted por Robert Couse-Baker
Eu já falei sobre os podcasts que ouço, em especial o “Being Boss“, voltado para empreendedores criativos (todo em inglês), que tem uma categorizarão que elas usam que nenhuma expressão em português consegue resumir: “dream clients”, que seriam aqueles clientes com projetos interessantes, onde você é bem remunerado e que só vem a somar ao seu portfólio.

Com essa definição em mente, comecei a listar meus clientes (e jobs e projetos) desse ano e além de estar bem perto de atingir minha meta anual (o que foi uma ótima surpresa), consegui relacionar os resultados esperados, os problemas e confusões, as expectativas e os perfis de clientes mais adequados ao meu estilo de trabalhar e descobri que: um em cada cinco é uma maçã podre – quatro são “dream clients” e um sempre dá problema e confusão.

Já imaginava que o resultado seria alguma coisa próxima a isso mesmo, porque tive bem menos problemas do que no ano passado e isso se deu pelo meu trabalho em refinar minhas estratégias e minha busca a clientes que sejam mais adequados ao meu perfil como empreendedor. E o mais interessante dessa análise foi descobrir que todas as maçãs podres (um a cada cinco clientes) foram clientes que choraram desconto, se fizeram de “pobres e necessitados”, mas que demandaram muito mais do que estavam efetivamente pagando. Ou seja, querem um super serviço e disponibilidade total, mas não querem pagar por isso; aí você se “emociona” e acaba abaixando seu valor, e no final dão problema.

Isso só veio reafirmar a teoria que eu já tinha e àquele velho ditado (horrível, mas verdadeiro): “quem abaixa muito mostra…”. Então, o que fazer quando um cliente quer pagar mais barato pelo seu serviço e produto, Rodrigo? Neguem. Falem que estão cheios de projetos nesse período. Deem qualquer desculpa, mas não aceitem abaixar, porque lá na frente é você quem paga o preço.

Advertisement

Em empreendedorismo tem uma máxima que eu adoro: “quando você diz não para o que você não quer, está dizendo sim para o que quer”. Então, ao negar clientes que estão totalmente fora do seu perfil, você está dizendo sim aos “dream clients” que você realmente deseja.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sempre busque os "dream clients"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui