Senac RJ e Prefeitura lançam programa para oferecer capacitação profissional para pessoas LGBTQIA+

O projeto ‘Diversidade Qualificada’ tem o objetivo de contribuir com a formação profissional e a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades sociais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Senac RJ

O Senac RJ e a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi) lançam o programa Diversidade Qualificada. A iniciativa vai oferecer cursos de capacitação profissional gratuitos para pessoas LGBTQIA+.  O objetivo do programa, que será gerenciado pela Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio de Janeiro, é contribuir para a formação profissional e para a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades sociais.

O lançamento do projeto será na próxima terça-feira, (07/06), às 14h, com palestra do coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson, na sede do Sistema Fecomércio RJ.

O programa vai buscar ajudar, em especial, pessoas LGBTQIA+ de baixa renda e pessoas trans e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ao longo deste ano, vão ser oferecidos 150 vagas de cursos de formação profissional.

A seleção dos participantes será realizada pela CEDS e as primeiras turmas têm início previsto ainda no mês de junho, no Centro Politécnico do Senac RJ (serão nos cursos de Marketing Digital e Serviços de Garçom). Além da capacitação profissional, com certificado ao fim do curso, os alunos receberão 100h de Formação Cidadã.

Advertisement

O Diversidade Qualificada também contempla uma campanha de encaminhamento de pessoas LGBTQIA+ para oportunidades de trabalho, emprego e renda por meio do Banco de Oportunidades do Senac RJ. Serão promovidos eventos de sensibilização para inclusão qualificada desse público, como Feiras Criativas de Empreendedores LGBTQIA+.

O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas, que visam promover educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente, crescimento econômico e redução das desigualdades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Senac RJ e Prefeitura lançam programa para oferecer capacitação profissional para pessoas LGBTQIA+
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui