Foto: Divulgação

A partir do dia 2 de agosto, o Senac RJ promove a 2ª edição do concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, que reúne alunos e ex-alunos da instituição nas áreas de Criação de moda, Costura, Modelagem e Produção de moda para por em prática seus conhecimentos. A ação, que desta vez será realizada no formato digital, pretende fomentar o mercado de moda no Estado do Rio de Janeiro e contribuir para a formação de novos profissionais do setor.

O Concurso Jovens Talentos Senac RJ busca não só valorizar os talentos que desenvolvemos dentro do Senac mas, principalmente, colocá-los em evidência para o mercado. Em função de todas as mudanças que estamos vivendo e, principalmente na moda, na edição de 2021 os desafios digitais vão ganhar proporção nas entregas dos participantes, contribuindo para seu desenvolvimento e capacitação diante de um quesito tão importante para o mercado da moda atualmente“, explica Leana Braga, gerente de Moda do Senac RJ.

Os quatro perfis comtemplados, Criação de Moda, Modelagem, Costura e Produção de Moda, vão ao encontro dos cursos técnico, de qualificação profissional, socioprofissional e de aperfeiçoamento oferecidos pela instituição, como Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção, cursos Técnico em Produção de Moda, Modelista, Modelagem Moda Praia e Fitness, Modelagem Infantil, Costureiro, Styling e Produção de Moda, entre outros, como Consultoria de Imagem.

Assim como na 1ª edição, em 2019, o concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ será realizado em até duas etapas. Na primeira etapa dos perfis Costura e Modelagem, será realizada seleção de 10 finalistas de cada perfil por meio de análise dos trabalhos recebidos por uma banca julgadora, composta por instrutores e especialistas da área. Na segunda etapa, haverá apresentação de prova prática.

Para os perfis Criação de Moda e Produção de moda, o concurso conta com apenas uma etapa final, com análise dos projetos recebidos pela banca julgadora. Ao longo desse processo, haverá workshops virtuais para orientar a todos os perfis. Serão premiados os dois melhores alunos de cada perfil.

Conceito criativo

O conceito criativo desta nova edição será Novas Conexões e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos deverão unir diversidade e inclusão, duas qualidades organicamente ligadas à moda. O propósito é que tudo faça sentido e esteja ligado ao todo. Os jovens talentos deverão apresentar um design com uma visão de mundo diverso, inclusivo, disruptivo: digital + natural, casa + trabalho, ciência + misticismo, antigo + futuro.

Etapa de seleção

A etapa seletiva de Costura e Modelagem será realizada entre os dias 05 e 28 de outubro. No perfil Costura, serão julgados corte, sequência operacional, montagem e acabamento. Irão se destacar as melhores soluções de encaixe, corte e sequência operacional com economia de recursos, assim como o capricho na costura e acabamento.

No perfil Modelagem, serão levados em conta planejamento, interpretação e criação de moldes. Será importante afidelidade em relação ao modelo proposto e melhores soluções técnicas, da mesma forma que a coerência com modelo proposto e qualidade na limpeza e sinalização das partes.

Já no perfil Criação de moda, serão avaliados originalidade e qualidade técnica como projeto mais inovador, original, autoral e com habilidades criativas, além de melhor desenvolvimento e apresentação de detalhes e acabamentos.

E no perfil Produção de moda, serão considerados pesquisa e curadoria de peças utilizadas nos materiais e criatividade na apresentação de projeto de imagem de moda mais inusitado, com ideia mais original na criação e produção dos materiais.

Premiação

A premiação será realizada no dia 16 de dezembro. Os oito alunos vencedores do concurso receberão prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, e acesso a cursos oferecidos na modalidade do ensino remoto com formação em áreas complementares.

Serviço:
Jovens Talentos Moda Senac RJ
Período de inscrições: 2 de agosto a 20 de setembro
Premiação: 16 de dezembro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui