Senado aprova tunga no bolso do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Transfusao por NaniOntem a noite o Senado do Brasil aprovou projeto que muda a distribuição dos royalties do petróleo, uma das mais importantes fontes de receita para o Estado do Rio de Janeiro. No texto de autoria do senador do PMDB (mesmo partido de Sergio Cabral e Eduardo) da Paraíba, Vita Rego,  a fatia dos royalties que cabe aos estados produtores caem de 26,25% para 20%. Os municípios confrontantes são os que sofrem maior redução: de 26,25% passam para 17% em 2012 e chegam a 4% em 2020. Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrem cortes: de 8,75% para 2%. Em contrapartida, os estados e municípios não produtores saltam de 8,75% para 40%.

A votação agora vai para a Câmara dos Deputados e lá o cenário também não deve ser dos melhores. Mas é incrível a incapacidade política dos políticos cariocas no Senado, dos 3 Senadores, 3 são governistas, Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT), recém eleitos, usaram e abusaram da imagem de Lula e Dilma em seus programas de Tv. O governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes adoram dizer que são aliados do Governo Federal e o que isso adiantou para o Rio? Nada.

 

Advertisement

Falta de Habilidade Política

Ok, eles gritaram, espernearam na sessão de ontem, pura palhaçada, eles estão no Senado e não no Grêmio ou na reunião de condomínio. Ou o governador querendo marcar passeatas, como fez ano passado, só mostra sinais de imaturidade. Do que adianta 10 mil cariocas na rua para um senador gaúcho, por exemplo?

 

É sinal claro que falta habilidade política as atuais lideranças políticas. O governador Cabral vive em um mundo de fantasia, os senadores e deputados governistas tem a importância de uma moreia. Nada conseguem e nada fazem e quando mais o Rio precisou deles, decepcionaram.

 

Pode caber ao STF decidir

Como a decisão na Câmara dos Deputados deve ser similar a do Senado e será mantida a tunga no bolso do Rio de Janeiro, caberá recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Lá é esperada que a decisão seja favorável aos estados produtores.

 

Mas e se não for? Aí, aí… aí realmente não sei. O estado pode realmente quebrar.

 

Eles ficam com os royalties mas devolvem o ICMS

O Jan disse tudo no Caos Carioca:

Esses vinte e tantos estados que estão tramando contra aqueles que exploram a industria do Petróleo alegam que a riqueza é do pais e deve ser repartilhada de maneira igualitária. ÓTIMO. Mas já não esta sendo com a cobrança do ICMS no Estado consumidor em vez de no estado vendedor?

 

Derivados de Petróleo e Energia Elétrica são os ÚNICOS produtos que recolhem ICMS no Estado consumidor. Isso não é por acaso. Isso foi feito para partilhar a receita tributária desses itens com todos os estados. Os Royalties da exploração do Petróleo são uma compensação justamente pelo fato de que não recebemos o ICMS desses produtos.

 

A charge é do Nani, a série sobre o Pré-Sal pode ser vista aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Senado aprova tunga no bolso do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui