Sensação térmica pode chegar a quase 50º hoje

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Voo Panorâmico na Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Rio 50 Graus, Cidade Maravilha, Purgatório…. sim, a música de Fernanda Abreu vai precisar mudar de letra hoje. É que, de acordo com meteorologistas do ClimaTempo, a sensação térmica hoje deve chegar a quase 50º, mais exatamente 47º Celsius! O que deve aumentar ainda mais a média da temperatura deste janeiro, que já é considerado o mais quente desde 1922!

Os 47 graus devem ser sentidos na Zona Oeste, sabe como é, por lá fica Bangu, Santa Cruz… onde os termômetros devem marcar 42º. Com essa temperatura, o Rio terá atingido, pela 6ª vez no ano, uma temperatura acima dos 40º, e deve chegar a 7ª vez nessa 6ª,1/2, que também tem previsão de temperaturas altas.



Chuva? Há previsão para esse sábado de um chuvisco, mas com temperatura inda alta, mínima de 23º e máxima de 41º. No domingo a temperatura continua alta, com mínima de 22º e máxima de 36º. Mas na 2ª, aí sim, deve chover certamente e com temperaturas bem mais amenas, mínima de 21º e máxima de 29º. Vai dar até para diminuir a potência do ar condicionado.

Advertisement

O ClimaTempo diz que o calor tem sido causado pela presença quase permanente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), próximo à costa do Sudeste, sistema responsável pelo bloqueio do avanço de frentes frias pelo interior do continente e pela diminuição das áreas de instabilidade. A nebulosidade e a chuva são importantes reguladores da temperatura do ar. As frente frias, acompanhadas de massas de ar frio, ajudam a baixar as temperaturas no centro-sul do Brasil e quando interagem com o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Nordeste (VCAN), sistema de circulação ciclônica que se forma em torno de 10 km de altitude, e a Alta da Bolívia (AB), grande sistema de alta pressão atmosférica (circulação anticiclônica), também observado em 10 km de altitude, favorecem a formação de extensas bandas de nuvens de chuva entre as regiões Norte e Sudeste nesta época do ano, a tão necessária a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Isso somado com o fato de termos o famoso El Niño, que ainda está em formação. E enquanto isso vamos ficando com  calorão.

Com informações do ClimaTempo.
Foto: Voo Panorâmico na Cidade do Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sensação térmica pode chegar a quase 50º hoje
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui