SEOP apreende 10 bicicletas elétricas alugadas ilegalmente na orla da Zona Sul

Operação combate aluguel irregular de ciclomotores e reforça fiscalização nas praias e blocos de carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP), em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul, realizou neste domingo (9) mais uma operação de fiscalização na orla do Rio de Janeiro, com o objetivo de combater o aluguel ilegal de bicicletas elétricas e ciclomotores por ambulantes irregulares.

Durante a ação, 10 bicicletas elétricas foram apreendidas em Copacabana. Os veículos eram alugados por pessoas físicas sem autorização, manutenção adequada ou alvará, colocando em risco tanto os usuários quanto os pedestres que circulam na região.

“A operação de hoje é fundamental para garantir a segurança de ciclistas e pedestres, além de preservar a ordem pública. O aluguel ilegal de ciclomotores e bicicletas elétricas não apenas desrespeita as normas, mas também expõe a população a sérios riscos de acidentes”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Além da repressão ao aluguel irregular, a fiscalização também teve caráter educativo. Os agentes orientaram os ciclistas sobre a proibição do uso de bicicletas na faixa de lazer da orla, que fica fechada para veículos aos domingos e feriados.

“Também fizemos muita orientação aos cariocas e turistas quanto ao uso devido da pista de lazer. As bikes são super bem-vindas, mas o lugar para elas transitarem é na ciclovia”, acrescentou Carnevale.

Desde 2022, aproximadamente 360 ciclomotores já foram removidos por serem alugados sem autorização no calçadão. A SEOP mantém operações contínuas para conscientizar pedestres e proprietários de veículos elétricos sobre o uso responsável do espaço público.

Operação Verão intensifica fiscalização em praias e trânsito

A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal também realizaram, no sábado (8) e domingo (9), diversas ações de ordenamento urbano, desobstrução de área pública e fiscalização de trânsito, com foco especial nas praias, devido ao aumento da movimentação provocado pelo calor intenso.

Durante a operação, foram apreendidos centenas de itens com ambulantes irregulares, incluindo bebidas em garrafas de vidro, peças de vestuário e grandes estruturas.

Na fiscalização de estacionamento irregular, foram removidos 123 veículos e aplicadas 422 autuações por estacionamento ou carga e descarga em locais proibidos.

Os agentes também inspecionaram os barraqueiros da orla, aplicando 37 multas por infrações como excesso de metragem e falta de tabela de preços.

Fiscalização nos blocos de carnaval

Durante os desfiles dos blocos Chame Gente e Será que Abre, nos dias 8 e 9 de fevereiro, cerca de 540 agentes da SEOP e da Guarda Municipal atuaram na organização do evento.

As operações ocorreram sem grandes ocorrências, com o registro de 78 infrações de trânsito e 10 atendimentos a vítimas de mal súbito.

Além disso, a Guarda Municipal seguiu com as fiscalizações da Operação Verão, resultando em mais de 510 multas por infrações de trânsito nas Zonas Sul e Oeste. No domingo, também foram registradas 39 notificações relacionadas à proibição do uso de caixas de som nas praias.

Dois casos de crianças perdidas foram resolvidos com a identificação e entrega dos menores aos responsáveis na Zona Sul.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp SEOP apreende 10 bicicletas elétricas alugadas ilegalmente na orla da Zona Sul

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui