A Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro (SEOP) realizou, nesta quarta-feira (12), a demolição de um galpão comercial construído de forma irregular em uma Área de Proteção Ambiental (APA) em Vargem Pequena, na Zona Oeste da cidade. A construção, com cerca de 330m², foi erguida sem licença e desrespeitou um embargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC).
O imóvel estava localizado ao lado do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Sernambetiba, em uma área de influência do crime organizado, e foi construído após um aterro na Faixa Marginal de Proteção do Canal do Portelo. Além disso, a construção ocupava uma área destinada à implantação de um logradouro público.
A SMAC notificou os responsáveis pela construção em outubro de 2024, determinando a paralisação imediata das obras e a recuperação ambiental da área afetada. No entanto, a notificação e o embargo foram ignorados, e a construção foi acelerada, levando à sua demolição pela SEOP.
Engenheiros da Prefeitura estimam que a construção causou um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão, considerando os custos de recuperação ambiental e a perda do espaço público.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou que a demolição faz parte das ações da secretaria para combater construções ilegais na cidade: “Essa é mais uma operação da Secretaria de Ordem Pública para demolir construções ilegais. É importante destacar que esse galpão ilegal foi erguido em uma área de proteção ambiental e, lamentavelmente, após o embargo da construção, os responsáveis, ao invés de pararem, eles aceleraram o ritmo das construções. E mais uma vez é uma construção ilegal, sem licença, insegura, que além de prejudicar o meio ambiente, também prejudica o ordenamento da cidade. Por isso a gente vai seguir firme nesse trabalho de ordenamento urbano através da demolição dessas construções ilegais.”