Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

Boa parte da região banhada pela Baía de Sepetiba, e mesmo a praia da Reserva podem desaparecer nos próximos anos com o aumento do nível do mar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Climate Central, uma ONG formada por cientistas e jornalistas que tem por objetivo pesquisar e noticiar os fatos sobre as mudanças climáticas criou um mapa interativo, um tanto pessimista, que prevê um cenário verdadeiramente apocalíptico para as cidades costeiras.

Os dados, documentados na Nature, principal revista científica do mundo, e revisadas por outros cientistas mostra que a ameaça do aumento do nível do mar ameaças pessoas no mundo, e podem ter profundas consequências econômicas e políticas ainda durante a vida da atual geração. O problema, de gravidades imensas no Leste Asiático, deve atingir, até 2100, áreas que hoje vivem cerca de 200 milhões de pessoas.

Diferente de outras pesquisas, os dados do Climate Central leva em conta que novas informações revelam que a altura de regiões costeiras são significantemente menores do que se pensava anteriormente. Daí então dados muito mais alarmantes.

O nível do mar deve subir entre 60 cm e mais de 2 metros durante o século XXI. E alguns problemas já serão sentidos na próxima década de 2030. Isso se levar em conta o cenário mais pessimista, acreditando que nada será feito nos próximos anos.

Advertisement

Veja o mapa que mostra Sepetiba até Guaratiba em 2030, o vermelho é a parte que pode ficar submersa:

year 2030 return level 10 rcp45 p95 contiguous kopp 2017 Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

Já em 2060 pode sobrar muito pouco da parte do Rio banhado pela Baía de Sepetiba:

year 2060 return level 10 rcp45 p95 contiguous kopp 2017 Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

E no fim do século poderá se trocar o trem por barcas:

year 2100 return level 10 rcp45 p95 contiguous kopp 2017 Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

Guaratiba e a praia da reserva também deixariam de existir, com a Lagoa de Marapendi se ligando definitivamente ao mar em certos trechos. Veja como seria em 2030:

year 2030 return level 10 rcp45 p95 contiguous kopp 2017 1 Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

Em 2060

year 2060 return level 10 rcp45 p95 contiguous kopp 2017 1 Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

E finalmente 2100, quando praticamente não haverá mais terra no litoral carioca:

year 2100 return level 10 rcp45 p95 contiguous kopp 2017 1 Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030

O ambientalista Sérgio Ricardo já chamou atenção aqui no DIÁRIO DO RIO para o desafio das mudanças climáticas e a elevação do nível do mar. “No Rio de Janeiro, partes da orla marítima do Recreio dos Bandeirantes, nas ilhas do Governador e Paquetá e em cidades da Região dos Lagos e da Costa Verde Verde fluminense, já vem sofrendo os impactos das inundações e da destruição da faixa litorânea e de infraestruturas urbanas (como calçadas e ruas, píers atracadouros e até mesmo moradias, pousadas e do comércio de praia) que são refeitas e/ou reconstruídas periodicamente pelas prefeituras, de forma paliativa e cada vez mais frequente, como se fosse uma “operação enxuga gelo” (no sol!), cujos custos financeiros são cada vez maiores para os cofres públicos.”

Os cenários aqui são os mais pessimistas, mas nada vem sendo feito para que fiquemos otimistas para as mudanças climáticas que o mundo vem passando.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sepetiba, Guaratiba e Reserva podem ficar debaixo de água em 2030
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. O alarmismo só serve para os picaretas das ONGs ganharem dinheiro. Não tem nada de científico na elevação dos níveis d’água, apenas conjecturas para enganar trouxas.

  2. Desculpe não tem lógica se o oceano é um só se o mar subir 60 centímetros toda a zona sul também vai ficar em baixo da água e Sepetiba já está parcialmente protegida como a praia foi parcialmente aterrada agora Sepetiba se tornou a primeira praia no mundo florestada ( com o aterro a água ficou muito longe) nasceu uma floresta de árvores de mangue que é protegida por lei.

    • é o comportamento habitual de nossa imprensa. Dizem verificar. quando interessa a eles fazem até “consórcio”. Quando não interessa não checam ou nem publicam.

  3. Tem que haver seriedade em um país que vale tudo. Tem que haver seriedade e informações aos eleitores sobre prefeitos nada corretos, eleitores que colocam gestores nos municípios como Mangaratiba e depois o mesmo indivíduo em Itaguaí, que para ganhar algum, invade e constrói nas orlas de ambos os municípios, calçadões e quiosques nas areias das praias, sem licenciamento, sem estudo de impacto ambiental, seja do INEA, Ibama ou qualquer outro órgão.
    Atropelam tudo, fazem e ponto. Não interessa o assoreamento posterior que irá importar num futuro próximo, em resultado que se refere à matéria desta reportagem.
    Parabéns à editoria.

  4. Já sabem, né, ñ pensa em comprar da milícia, q vende mais barato, achando q é esperto e tá se dando bem, nem se fosse de graça, ñ seria bom negócio. Com a natureza ñ se brinca, e aí se fica com cara de otário, reclamando de serviços q são impossíveis de serem realizados, pelas próprias condições geológicas, sem essa de q é área de pobre ou rico, quem tem grana foge dessas áreas, e aí aparecem os desonestos e canalhas.

  5. Em Santa Cruz ali já é naturalmente alagado, desde da época de Dom Pedro eles vem aterrando e fazendo dique. Ali na reta do João 23 conjuntos, loteamento e a área industrial são tudo aterrado. O meu terreno quando comprei na época de chuva ficava com 1 metro de água, parecia uma piscina.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui