Série da Netflix mostra cotidiano de casal de mulheres da Rocinha

O DIÁRIO DO RIO conversou com Carolina Sá, diretora do episódio, que contou sobre como foi participar de uma produção que mostra um pouco da rotina de muitos cariocas ao mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Netflix

Conforme o DIÁRIO DO RIO já havia publicado, nesta terça-feira (13/04), estreia a série documental “Meu Amor – Seis Histórias de Amor Verdadeiro”, que em cada episódio narra um ano da vida de um casal. E o Rio de Janeiro será muito bem representado por Jurema e Nicinha, duas mulheres que se relacionam há 43 anos e, juntas, criaram seus filhos e netos na Rocinha.

O DIÁRIO DO RIO conversou com a diretora do episódio sobre o Rio, Carolina Sá, que contou um pouco sobre como foi participar da produção. Ela contou que, desde o princípio, ela e a equipe acharam importante encontrar um casal que, “além de resistir ao tempo e às intempéries da vida a dois, também representasse outras formas de resistência no Brasil”.

Nicinha e Jurema são duas mulheres que se relacionam amorosamente há mais de 40 anos, são negras, domésticas, moradoras de uma favela e praticantes de religião afro-brasileira, ou seja, representam diversos tipos de resistência e boa parte dos brasileiros que sofrem diariamente com preconceitos, muitas vezes criminosos. No entanto, elas mostram como o amor é uma pulsão motora de resistência e também como a família brasileira se constitui de diversas formas. Criaram sua família com garra e afeto e seguem correndo atrás dos seus sonhos. O mundo vai poder testemunhar a beleza e força da relação de um casal que representa o Brasil em muitos aspectos“, ela contou.

MyLove LimitedSeries Episode1 00 24 44 14 C Série da Netflix mostra cotidiano de casal de mulheres da Rocinha
Foto: Divulgação/Netflix

Quanto à resistência, o episódio mostra não apenas a realidade de Jurema e Nicinha, mas de muitos cariocas. Carolina contou sobre a importância desse pano de fundo:

Advertisement

Acho importante mostrar a realidade em sua amplitude, ou seja, as dificuldades que os moradores da favela passam, mas também a força e a beleza que trazem para o mundo. Eu achava muito importante revelar no filme o que tem de belo e potente numa família como a delas, que vive na Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina. No entanto, também era importante mostrar o cotidiano das personagens e propor uma reflexão sobre a dura realidade da desigualdade social no nosso país. […] Isso fala muito sobre o Brasil e achamos importante mostrar isso no filme embora esse aspecto seja o pano de fundo e não o foco principal do roteiro, que é o amor entre elas“.

Quanto a isso, a diretora conta que a falta d’água na Rocinha impressionou, pois trata-se de um absurdo que os moradores enfrentam. E mesmo com tantas adversidades, o amor de Jurema e Nicinha se mantem forte: “É inadmissível que isso ainda aconteça nos dias de hoje. Enquanto filmávamos em pleno verão, às vezes faltava água por 2 ou 3 dias. E essa é uma realidade de uma parcela imensa da população brasileira, o que é um absurdo. Então eu acho que o filme precisava revelar esse aspecto nas entrelinhas, mesmo que o foco não fosse esse, como falei, mas a potência e beleza da relação delas que resiste a tantas adversidades“.

A gravação foi bastante intimista, pois registrou a rotina do casal. Carolina contou que foi um processo de aproximação, confiança e afeto que foi construído reciprocamente entre elas, sua família e a equipe. Ela destaca que hoje pode dizer que tem uma relação muito forte com as duas: “admiro muito elas e a família que construíram“.

MLVBR PRODUCTION STILL 00.44.14.01 C2 1 Série da Netflix mostra cotidiano de casal de mulheres da Rocinha
Foto: Divulgação/Netflix

Questionada sobre os momentos mais emocionantes, Carolina destacou uma cena religiosa, na qual a família faz agradecimentos e oferendas à Exu e Oxalá, entidades do Candomblé e da Umbanda, e a formatura de Michelle, filha de Nicinha e filha adotiva de Jurema.

“Michelle é a primeira pessoa da família a se formar depois de muitas gerações. Ela traz a força de sua mãe e de sua mãe de criação e tem muito orgulho de ter sido criada por duas mulheres. Uma pessoa admirável, inteligente e sagaz, fruto da linda história de vida, luta e amor entre Nicinha e Jurema. Vê-la se formar fez a família e a equipe ficarem muito emocionadas”.

Por fim, Carolina resume que foi uma experiência pessoal e profissional que levará para toda a vida: “Profissionalmente aprendi muito trabalhando com uma equipe internacional, onde havia produtores brasileiros, americanos e coreanos, além da incrível experiência que tive com a Netflix, que deu a mim e à minha equipe todo o apoio logístico e acreditou no filme que queríamos construir. Pessoalmente aprendi muito com Nicinha e Jurema sobre cuidado, paciência e amor – essa força motora humana que não tem preconceitos. Aprendi também sobre resiliência, luta e resistência num país ainda tão injusto onde o preconceito vira crime todos os dias. Nicinha e Jurema são o símbolo das possibilidades apesar das adversidades”.

Carolina afirmou que fica feliz que o filme faça parte de uma série chamada Meu Amor, afinal, ela destaca, como já disseram os compositores poetas “tudo o que precisamos é de amor”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Série da Netflix mostra cotidiano de casal de mulheres da Rocinha
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Série da Netflix mostra cotidiano de casal de mulheres da Rocinha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui