Serviços da Prefeitura afetados por ataque hacker permanecem fora do ar

Serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio divulgou uma nota informando que os sistemas fazendários como arrecadação de IPTU e de emissão de nota fiscal, pagamento de ITBI e demais serviços foram preventivamente retirados do ar para preservar a integridade dos dados, após o ataque cibernético sofrido pelo Datacenter municipal, na madrugada de segunda-feira (15/08).

A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento esclareceu, ainda, que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. Os vencimentos dos tributos ocorrem nos primeiros dias úteis do mês e o que for pago após esse período tem o mesmo valor até o último dia útil de agosto.

Já os contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido virtualmente ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução em que não vai considerar como dias úteis os dias de paralisação.

Na Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede do Iplan não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Assim como o painel de Covid-19, que está com a captura de seus dados afetada.

Advertisement

Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população. Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com os seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.

Em nota, a prefeitura pediu a compreensão dos cariocas e ressaltou que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Serviços da Prefeitura afetados por ataque hacker permanecem fora do ar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui