Servidores municipais do Rio terão direito a credito imobiliário para comprar imóveis no Centro

Programa de crédito imobiliário é parte do ‘Plano Urbano Reviver Centro’, que completa um ano com 21 pedidos de licenças de residenciais e 1.771 unidades habitacionais previstas – número maior do que a soma dos últimos 10 anos anteriores ao Plano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Vista aérea do Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro - RJ | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Na semana em que o Plano Urbano Reviver Centro completa um ano, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira, (11/07), o Crédito Imobiliário Reviver Centro. O programa cria uma carta de crédito especial para que servidores públicos municipais possam se habilitar à compra de imóveis em área de abrangência no coração do Reviver.

O município publicou edital de chamamento para empreendedores imobiliários interessados em investir na reconversão (retrofit) de imóveis ociosos do Centro em empreendimentos residenciais para atender à demanda da carta de crédito.

A prefeitura fomentará a demanda pelos empreendimentos, disponibilizando ao servidor público, por meio do Previ-Rio, financiamento imobiliário com condições diferenciadas de mercado: taxas de juros mais baixas, taxa de administração zero, crédito de até 100% do valor do imóvel, além de maior agilidade no processo burocrático da documentação tanto a relativa ao servidor como a relacionada ao imóvel.

Gustavo Guerrante, presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar),  falou sobre os benefícios e resultados de incentivar moradias na região do Centro e do Porto. “A chegada de empreendimentos residenciais na região central trará uma ocupação 24h, diferente da já conhecida vocação empresarial. Nós queremos ir além, precisamos começar a adensar essas áreas. É isso que a gente busca com esse programa”, completa Guerrante.

Advertisement

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, apresentou o balanço de um ano do Reviver com otimismo sobre os resultados e comemorou o incentivo aos servidores para compra de imóveis.

“O Reviver Centro é um processo contínuo. Estamos em uma vanguarda urbanística, com uma nova dinâmica imobiliária. A gente já tem resultados expressivos e agora abre uma nova potência do programa com essa linha de crédito. Ao Induzir uma demanda, estamos estimulando um componente importante para uma área estratégica do Rio. A presença dos servidores como moradores vai fortalecer ainda mais o Centro”, afirma Fajardo.

A área de abrangência onde poderá ser usada a carta de crédito fica no coração do Reviver Centro. O perímetro é delimitado pelas avenidas Rio Branco, Primeiro de Março, Beira Mar e Presidente Antônio Carlos e pelas ruas Visconde de Inhaúma, Santa Luzia e Senador Dantas. Projetos eventualmente já licenciados poderão aderir ao programa desde que estejam dentro do perímetro definido e sejam da modelagem de retrofit.

20220104 123332 Servidores municipais do Rio terão direito a credito imobiliário para comprar imóveis no Centro
Foto: Rafa Pereira – Diário do Rio

Nesta segunda-feira, (11/07), durante o evento, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), o secretário de coordenação governamental (SMCG), Jorge Arraes, o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, o secretário municipal de Planejamento Urbano (SMPU), Washington Fajardo e a secretária municipal de fazenda e planejamento (SMFP), Andrea Senko,apresentaram o programa para representantes de instituições da construção civil, mercado imobiliário e indústria.

 Participaram do evento também o presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin e o presidente da Ademi-RJ, Marcos Saceanu.


Um ano de Reviver Centro

Concebido pela Prefeitura do Rio para promover a recuperação urbana, social e econômica da área central da cidade, o Reviver Centro já contabiliza 21 pedidos de licença de residenciais dentro das novas regras, num total de 1.771 unidades residenciais previstas, desde a sanção do pacote de leis em 14 de julho de 2021.

O Plano Urbano tem na construção de novas moradias e na transformação de uso de prédios comerciais para residenciais ou mistos o carro-chefe para atrair moradores para a região, aproveitando o grande potencial já construído e terrenos vazios e sem uso há décadas. O objetivo é, trazendo novos habitantes, por tabela estimular a movimentação social e econômica de uma área de 5,72 quilômetros quadrados, impactada pela crise econômica e a pandemia do coronavírus.

Os números de licenciamentos em um ano são promissores. Dos 21 pedidos de licenças vinculados às novas regras urbanísticas, 17 já foram concedidos, totalizando 1.300 unidades residenciais e outros quatro, que preveem 471 unidades residenciais, encontram-se em análise. Isso perfaz um total de 1.771 unidades residenciais no período na região. Com relação às características dos empreendimentos, dos 21 pedidos, 16 são reconversões e cinco são construções novas. Quando nos referimos ao total de unidades residenciais, verifica-se que 867 unidades são de reconversões e 904 de novas construções.

WhatsApp Image 2022 07 11 at 15.51.36 Servidores municipais do Rio terão direito a credito imobiliário para comprar imóveis no Centro
Fábio Motta/ Prefeitura do Rio

Além de estimular a produção de moradias, o Reviver Centro reserva um olhar cuidadoso para o espaço público da região. Após anos de esvaziamento social e urbano, o Centro do Rio carecia de ações de impacto de conservação, iluminação, limpeza, paisagismo, segurança e ordenamento urbano. As necessidades de melhorias se refletem nos números registrados pelos órgãos públicos nas ações realizadas já nas primeiras áreas de excelência urbana implantadas na Cinelândia, Largo da Carioca, Buraco do Lume, Praça Mahatma Gandhi e toda a extensão da Avenida Rio Branco. Nestes locais foram realizadas forças-tarefa para recuperação do espaço público. Depois, o trabalho de conservação passou a ser diário e permanente. O objetivo é que as áreas de excelência urbana se ampliem tomando toda a 2ª Região Administrativa (Centro e Lapa).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Servidores municipais do Rio terão direito a credito imobiliário para comprar imóveis no Centro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!
    Estou ansiosa e, gostaria muito em saber como e qndo eu, fazendo parte do quadro de funcionários da prefeitura, poderei fazer inscrição ou dar entrada no banco?
    As informações não ficaram bem claras ,pelo menos para mim !!
    Muito Obrigada !!

  2. Eu gostaria muito de saber qual o privilégio que “sempre temos” citado pelo comentário anterior? Pois o único que sei que tenho é de não ser demitida e por isso eu estudei muito para hoje ter esse “previlegio. Não são os royalties que pagam as aposentadorias não, somos nós pois sou descontada TD mês quase 400,00 do Funprevi para que em tese, aí sim entra a tese, me aposentar. Os royalties vem cobrir os rombos que cada prefeito deixa no NOSSO, Funprevi (Fundo previdenciário) E quanto ao Funprevi ser nosso, aqui tese não se aplica pois é nosso sim somos nós que pagamos por ele. Não deveria ser só 60% não isso é só pra Eduardo engabelar dizendo que é o único que tá abrindo carta na vdd esse será igual ao porto maravilha, para poucos, só para área administrativa da prefeitura. Educação e saúde como sempre ficaremos de fora.

  3. Funcionário público sempre tem privilégio. O Fundo Previ-Rio é deles, em TESE o dinheiro é deles mesmo e eu não teria nada a ver com isso. Mas, quando dá déficit (sempre dá déficit), o fundo chama a coletividade dos cariocas pra pagar a conta do que falta. E por exemplo os royalties do petróleo são sugados para este vórtice de terror que são as aposentadorias públicas. E assim, o futuro que os royalties representariam em novos investimentos morre pagando o custeio do passado.

    Não se deveria criar linhas de crédito para funcionário público com o dinheiro do fundo: além de privilégio, caso não paguem, quem arcará com a inadimplência para recompor o fundo muito provavelmente será a coletividade, com mais impostos!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui