Setor de franquias teve aumento de 16% no 2º semestre de 2022

Teresópolis foi a cidade do RJ que mais cresceu no mercado, com 211 novas unidades franqueadas; mais de 140 mil empregos foram gerados pelo setor neste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Bruno Coqueiro- Expo Franchising ABF Rio

A Associação Brasileira de Franchising divulgou que no segundo semestre de 2022 o setor de franquias no Estado do Rio de Janeiro apresentou recuperação com patamares acima do período pré-pandemia. Em todo o Estado, o crescimento foi de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, com mais de R$ 4,6 bilhões de receita.

Com esse aumento o volume de empregos diretos chegou a 147.524, o que representa 15,4% a mais que em relação ao 2º trimestre de 2020. Os números confirmam o crescente movimento de expansão da franchising para fora das capitais, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do Estado.

Shellon Fortine, de 40 anos, é um dos empresários que apostou no interior do estado. Em 2015 abriu em Volta Redonda, sua primeira franquia de uma marca de chocolates. Deu certo, e hoje já está em sua quinta franquia. “Eu trabalhei como bancário por dez anos, mas quis investir numa franquia para ter uma renda extra. Hoje estou com quatro lojas de chocolates e ainda uma de calçados. Pedi financiamento para abrir somente a segunda loja, as demais vieram com o lucro das primeiras franquias abertas”, ressaltou Shellon a rádio Tupi.

A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) oferece linhas de financiamento para os empresários que desejam expandir uma franquia, que pode chegar a R$ 30 milhões, e podem ser investidos em capital de giro, aquisição da segunda unidade, retrofit, obras, compras de equipamentos e etc. O prazo de pagamento vai até 60 meses, com carência de 18 meses.

Advertisement

Crescimento no Estado

No 2º trimestre de 2022, entre as 15 maiores cidades do Estado do Rio de Janeiro em número de unidades franqueadas, a cidade de Teresópolis foi a que mais cresceu. Com 211 novas unidades, o município da Região Serrana cresceu cerca de 43% no período, em número de unidades em comparação de abril a junho do ano passado.

Seguida de Teresópolis está Volta Redonda, no Sul Fluminense, que teve um crescimento de 32% no mesmo período, com 382 unidades, e Cabo Frio, na Região dos Lagos, com 30% e 329 novas unidades.

Macaé, Rio das Ostras, Petrópolis, Angra dos Reis e todas as cidades da Baixada Fluminense também tiveram excelentes resultados.

Expo Franchising ABF Rio

Começa nesta quinta-feira, (15/09), e vai até o sábado, (17/09), a Expo Franchising ABF Rio, no Expo Mag (Rua Beatriz Larragoiti Lucas s/n), na Cidade Nova, região central do Rio de Janeiro. Mais de 200 marcas vão participar do evento dando aquele ajuda para quem deseja entrar no mundo das franquias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Setor de franquias teve aumento de 16% no 2º semestre de 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui