Setrans divulga licitação para elaboração da nova modelagem do transporte aquaviário no RJ

Após essa etapa, será realizada uma outra licitação para contratar a nova concessionária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Tavares

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) publicou o Aviso de Licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela elaboração de estudos técnicos e pela modelagem da nova concessão do sistema aquaviário de passageiros e cargas no Estado. A abertura da licitação está marcada para o dia 9 de dezembro, às 10h30. A instituição vencedora terá prazo de oito meses para apresentar o novo modelo. Concluída essa etapa, ela apoiará a Setrans na preparação e condução de uma outra licitação para contratar o(s) novo(s) operador(es). 

Diante da perspectiva de encerramento da atual concessão (fevereiro de 2023) e do objetivo de aperfeiçoar o serviço prestado à população, nos últimos anos, a Setrans conduziu estudos internos baseados em trabalhos de instituições acadêmicas, deliberações da Agetransp e grupos de trabalho institucionais. Os resultados obtidos convergiram com as recomendações recebidas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público Estadual (MPRJ). 

Paralelamente, diante da complexidade do tema, a Setrans iniciou a busca de subsídios, através de reuniões e audiências públicas com diversos atores, incluindo prefeituras, parlamentares estaduais e municipais, órgãos de controle externo, representantes da sociedade (associações de moradores e ONGs) e agentes de desenvolvimento econômico. 

“Essa modelagem tem o objetivo de materializar o novo paradigma de transporte aquaviário e deverá ser capaz de gerar soluções efetivas para os desafios impostos pelo cenário da mobilidade urbana pós-pandemia”, afirmou o secretário Juninho do Pneu. 

Advertisement

Entre outros aspectos, a empresa vencedora deverá apontar em seus estudos a viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental de novas linhas aquaviárias que atendam às necessidades da população dos municípios lindeiros às baías de Guanabara, de Sepetiba e da Ilha Grande.

“O novo modelo deverá ter como foco a eficiência do serviço prestado e a modicidade tarifária, além de garantir a manutenção do equilíbrio econômico contratual. A Setrans cumprirá todas as etapas necessárias ao processo e os prazos estabelecidos visando garantir a manutenção da prestação do serviço à população”, destacou Paula Azem. 

O edital e seus anexos estão disponíveis para consulta no site da Setrans http://www.rj.gov.br/secretaria/PaginaDetalhe.aspx?id_pagina=3044

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Setrans divulga licitação para elaboração da nova modelagem do transporte aquaviário no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui