Um homem, de 69 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), neste domingo (9), de um poço de oito metros de profundidade, na Rua Florentino Geovane, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana fluminense.
Francisco José de Carvalho, que caiu no reservatório enquanto trabalhava na limpeza da casa de uma vizinha com um amigo, contou ao jornal O Globo que as paredes do poço desabaram e ele ficou preso sob escombros.
“Lembro que tinha tratado de fazer um serviço e fui limpar um poço com um amigo. Cheguei a colocar quatro carrinhos de sujeira para cima (do poço) e ele começou a desbarrancar. Estava limpando o poço e ele começou a desbarrancar comigo dentro. O poço tinha manilha e embaixo era tijolo. Eu gritei para o amigo me ajudar. Ele pediu para eu manter a calma. Pensei que minha história tinha terminado ali. Qualquer pessoa no meu lugar também pensaria o mesmo. O poço tem uma faixa de 8 metros. Era um poço na casa de uma vizinha, onde estávamos fazendo um trabalho, e com o tempo a água começou a subir. Felizmente, saí consciente e pude abraçar minha família e os bombeiros que me ajudaram”, relatou o trabalhador.
Do resgate de Francisco José participaram 15 militares do quartel de São Gonçalo (20° GBM). Na operação, que teve início às 10h30 e fim às 18h30, os bombeiros removeram os escombros ao redor da vítima para garantir que não ela se machucasse ao ser puxada.
Após ser retirado do poço, o trabalhador estava coberto de lama e ferido, tendo recebido os primeiros socorros no local e, depois, levado para o Hospital Estadual Alberto Torres.
O trabalhador deu entrada na unidade com escoriações nos braços, pernas e cabeça. Francisco José já recebeu alta, segundo a assessoria do hospital.