Shopping Leblon recebe intervenção com 5 artistas brasileiros

A peças ficam no Shopping Leblon, shopping oficial da ArtRio, até setembro, mês em que a 11ª edição da feira de arte acontece na Marina da Glória

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nave artista Alexandre Vogler

O Shopping Leblon recebe a mostra Intervenções das Artes. Com curadoria da ArtRio, estão expostas obras dos artistas Luiz Philippe, Marcus Duarte, Alexandre Vogler, Marcelo Jácome e Franklin Cassaro. De acordo com a assessoria do shopping, essa ocupação artística possibilita estimular a interação e a observação das obras dentro do espaço cotidiano das pessoas, possibilitando novos diálogos com a criação em momentos diários.

Entre as peças que participam do Intervenções das Artes, muitas traduzem a criação do artista sobre objetos presentes na vida da sociedade. As lâmpadas em escala gigantes de Marcos Duarte estão lado a lado com a cadeira de pernas cruzadas e as malas de pedra de Luiz Philippe. A grande peça de madeira colorida, chamada de Nave na criação de Alexandre Vogler, contrasta com a leveza e a imagem lúdica das pipas coloridas que parecem sobrevoar os corredores, instaladas por Marcelo Jácome.

A peças ficam no Shopping Leblon, shopping oficial da ArtRio, até setembro, mês em que a 11ª edição da feira de arte acontece na Marina da Glória, entre os dias 08 e 12.

Conheça as obras e os artistas do Intervenções das Artes 2021

Advertisement

ALEXANDRE VOGLER
Nave
Madeira e tinta esmalte, cerca de 90Kg
2021
Anita Schwartz Galeria de Arte
Desde o ano 2000, o artista desenvolve trabalhos em contexto público, com comunicação direta com público, individual ou coletivo. Professor do Instituto de Artes da UERJ, Doutor em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes / UFRJ, participou de importantes eventos internacionais como X Bienal de Havana, Portikus Frankfurt, e X Bienal do Mercosul. Apresentou também individuais no Paço Imperial (RJ – 2018), Centro Cultural São Paulo (2009) e Galeria CRUARB (Porto/Portugal – 2000). Artista residente do Programa Ateliers da Lada (Porto/Portugal – 2000/2001) e FLAT Residency (Amsterdã/Holanda – 2010).

LUIZ PHILIPPE
Sem Título (cadeira de pernas cruzadas)
Madeira de palha natural, múltiplo
2021
Mala de Pedra CLXIV
Granito, couro natural e ferragens
2021
Mala de Pedra CLXI (baú com alças de ferro)
Granito e ferro oxidado
2020
Mala de pedra mini XXV
Granito, couro natural e ferragens
2021
Mala de pedra mini XXVI
Granito, couro natural e ferragens
2021
Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte
Artista de origem mineira, formado em Desenho Industrial, fez residência no atelier de Frans Krajcberg em Montpernasse, na França. Realizou importantes mostras individuais, como no Museu Nacional de Belas Artes, quando apresentou pela primeira vez suas “Malas de Pedra”, e na Casa França Brasil. No exterior, expôs na The Economist Art Gallery, de Londres/UK, quando teve uma de suas obras comprada pelo Beatle George Harrison, e em Roma, na Galeria Candido Portinari, da Embaixada do Brasil. Na ArtRio 2020, teve seus novos trabalhos “Sorte” e a série “Caixas” apresentados no espaço da Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte.

MARCELO JÁCOME
Sem título. Série Planos Pipa
Papel de seda tingido, linha de poliéster, fibra de vidro e bambu. Medidas variáveis
Artista visual nascido no Rio de Janeiro, tem forte relação com a cidade, que considera como campo de pesquisa e entende a malha urbana como instância estética. Utilizando um repertório material proveniente do comércio popular, propõe agenciamentos formais, cromáticos, literais e simbólicos dos artefatos que decide trabalhar.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (RJ), frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) tendo como professores Gloria Ferreira, Iole de Freitas, João Magalhães e Luis Ernesto. Suas experiências se manifestam em uma interseção entre a pintura, a arquitetura, o desenho e o objeto – lugar que o possibilita conceber ativações espaciais e instalações imersivas que, segundo sua lógica, servem como ferramentas de “descondicionamento no espaço-tempo”.
Indicado ao Prêmio Pipa (RJ) em 2014, suas obras já foram exibidas em espaços e instituições como Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (PT), Saatchi Gallery em Londres (UK), Fundação Brasilea em Basel (CH), e Museu do Açude no Rio de Janeiro (BR). Participou de projetos e collabs junto a selos como Nike/Nikelab, Royal Caribbean, FARM Rio, Cidade Matarazzo, Jardin D’acclimatation, 700’000 Heurs, Art Rio, entre outras.

MARCOS DUARTE
Série Lâmpadas
Madeira e fibra de vidro cromada
2015
C. Galeria
O artista, nascido no Rio de Janeiro, iniciou sua formação em estudos tridimensionais na Escola de Artes Visuais (EAV/Parque Lage), sob orientação de João Carlos Goldberg, em 2009. A madeira é componente decisivo em sua expressão escultórica e, nessa trajetória, resgata seu estatuto essencial como matéria de construção da sociedade.

FRANKLIN CASSARO
Nascido no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, cria esculturas que, como objetos vivos, se modificam e estão em constante evolução. Elementos como ar e vento estão sempre presentes em suas obras. Suas performances surgem como atos escultóricos, e sua criação traz influências de Lygia Clark e Helio Oiticica. Tem forte exposição internacional, com mostras na Alemanha, Áustria, Estados Unidos, França, Australia, Inglaterra e Itália, entre outros. Suas obras estiveram presentes nas feiras como Frieze Art Fair, Art Basel / Miami e ARCO.
Seus infláveis azuis estiveram presentes na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Shopping Leblon recebe intervenção com 5 artistas brasileiros
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Shopping Leblon recebe intervenção com 5 artistas brasileiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui