Sidney Pereira, uma despedida digna e iluminada pela Zoé, a super mãe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução | Correio do Amanhã

Por Claudio Magnavita, Correio da Manhã

Existem coisas na vida que só o plano espiritual explica. Neste 07 de outubro de 2020, fui me despedir do meu amigo e irmão Sydney Pereira, na cidade de Miguel Pereira (é lógico que ele escolheu uma cidade que tivesse o seu sobrenome). Sydney faleceu nos primeiros minutos do dia 7, uma data que sempre foi muito especial para ele, pois era o aniversário da sua mãe e amiga Zoé.

O ano tem 365 dias e sua passagem ocorre exatamente nesta data. Para compreender a “coincidência “ ou sincronismo espiritual é preciso revelar alguns fatos.

O grande homem da noite, do marketing e inventor da figura do promoter na sociedade carioca e paulista era filho único. Tinha uma mãe muito especial e amiga. Não foram poucas as vezes que no Chez Castel, no Palace ou no Hippopotamus, aquele homenzarrão alto e grande estava acompanhando de uma senhoria elegante e franzina. Essa era a Zoé.

Advertisement

Sydney Alves Pereira nasceu em 1942 e começou cedo na publicidade. Trabalhou em São Paulo e cuidou de grandes clientes, como a Rhodia. Foi adotado pelo casal Laurinha e Abelardo Figueiredo e passou a ser parte de uma família que incluía Nicette Bruno e Paulo Goulart. Sempre foi bem vestido e antenado com a moda masculina.

O seu pai Jorge, e que faleceu cedo, era May, sobrenome inglês do qual se orgulhava e utilizou quando tinha uma coluna social diária no The Brazilian Post, um jornal inglês que circulou na década de 1990.

Em São Paulo, ele conhecia todos formadores de opinião: Jô Clemente, Beth Szafir, Carlos Armando, Amaury Jr e centenas de outros nomes. Lá também residia a sua eterna noiva, Vera Traversa.

Ricardo e Gisela Amaral o colocaram à frente do Hippo e deram a chave do apartamento deles para Sydney morar. Foi um período em que a noite paulistana chegava a causava inveja aos cariocas. E Sydney era o anfitrião.

Nesse glamour, a Zoé era seu porto seguro. Uma família de dois. Sydney não teve filhos e não tinha irmãos biológicos, embora tivesse criado laços fraternos com o primo Luiz Carlos, filho da Yara.

No Rio, Sydney pilotou o Castel, do Rio Palace, que depois virou Palace Club. Reinventou o baile do Copa, trazendo o Zeca Marques para a decoração. Como bom carioca, aqui estavam sua turma e sua casa.

Uma alma boa da qual todos gostavam. Animava qualquer festa e tinha o dom de espantar o baixo astral por onde passava. Ele somava, unia a pessoas e as conectavas. Foi o Santo Antônio de muitos casamentos.

Esteve na Bahia para comandar o Hippo, e, é lógico, que Salvador nunca mais foi a mesma. Naqueles loucos anos 1980, ele estreou o quadro local do TV Mulher, programa da Globo apresentado nacionalmente pela Marília Gabriela (outra paixão de Mr Pereira ), dividindo a bancada com a inesquecível Regina Coeli Vilalva. Fez amizade também com Michael Koellreutter, Magda e Heitor Reis. Foi nessa época que ficamos amigos. A vida nos aproximou ainda mais em São Paulo e, depois, no Rio.

Esses tempos não se repetem mais. O mundo foi ficando chato. As pessoas com medo de sair e badalar, passando a se trancar em casa.

Na virada do milênio, quando as coisas começaram a ficar tristes, Sydney se reinventou. Criou sua griffe masculina e passou a ser produtor associado de musicais. Ajudou a lançar o “Cole Porter – Ele Nunca Disse que me Amava” e fez o figurino masculino do musical “Constellation”. No mundo mágico do teatro, reencontrou o glamour dos anos 80 (e parte dos 90).

Assinou as estreias mais badaladas e colocou a sociedade do Rio no teatro. Adorava e pensava no “Dolce Vita”, um musical sobre a época de ouro das discos.

Todo 7 de outubro, aniversário da Zoé, Sidney festejava a data como se ela estivesse entre nós. Iluminava um belo retrato da Supermãe, como ele a costumava chamar, e orava até chorar. A Hildegard Angel, Christine Niemeyer e o Jorge Delmas, amigos confidentes, são testemunhas desta devoção pela figura materna.

Nos últimos anos, o mundo foi ficando tão chato e o andar de cima tão glamuroso, que Sydney começou a desistir de viver. Foi se recolhendo e encolhendo.

Aos poucos, deixou de interagir. Encontrou dignidade nesta fase final, um lar com uma cuidadora anjo da guarda, que atendia suas vontades, e o carinho e assistência das primas Ana e Cristina. Gostava de queijo do reino, de biscoitinhos e não se desgrudava da televisão.

Há alguns dias, sofreu um leve AVC, perdendo parte dos movimentos, tendo risco de ficar com sequelas. Levado imediatamente para o hospital, na noite de 6 de outubro, sua pulsação começou e diminuir lentamente. Sem dor, sem agonia, apenas diminuindo. Exatamente nos primeiros minutos do dia sete, da Santa Zoé, ele partiu.

A sensação é que ela veio exatamente naquela data que os unia, em um túnel de luz, buscar o filho e levá-lo deste mundo chato e sem charme. No outro lado, foi recebido pela tia Yara, por Gisele, Zózimo , Carlos Armando, Regina Coeli e por Micha…e muitos outros queridos. E já chegou dando ordem. Como o céu está cheios de DJs fantásticos já foi dizendo … “Fora baixo astral , vamos festejar. O melhor da festa está começando agora”.

Em tempo. Ele partiu com 78 anos e teve um enterro digno, com o carinho dos primos Luiz Carlos, Ana e Cristina; do Pablo, representando os Pereiras da família paterna; e Silvania, a cuidadora anjo da guarda. Com uma linda coroa de flores, um caixão decente, velas, foi um velório sem lamúrias. Não deixou dívidas e até as despesas do seu funeral saíram da sua fonte de renda. Partiu deixando saudades e sem incomodar ou ser um peso para ninguém. Bem no seu estilo, que evitava sempre incomodar os amigos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sidney Pereira, uma despedida digna e iluminada pela Zoé, a super mãe
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sidney Pereira, uma despedida digna e iluminada pela Zoé, a super mãe
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui