Símbolo da Tijuca, Chafariz da Praça Saens Peña volta a funcionar após quatro anos

Trabalho de restauração durou cerca de quatro meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O chafariz da Praça Saens Peña será ligado em três momentos do dia - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

O chafariz da Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, que estava há quatro anos sem funcionar e foi religado nesta quarta (29/12). O equipamento, que se tornou um símbolo do bairro nos últimos anos, passou por uma restauração, que durou cerca de quatro meses em função de atos de vandalismo.

O chafariz teve serviços de recuperação de bombas, reposição de bicos da tubulação, recolocação de tubulação, limpeza e pintura. Seu funcionamento vai seguir a programação dos demais chafarizes da cidade: ligado três vezes ao dia, das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.

O chafariz da Saens Peña, feito em concreto armado, tem três jatos: dois de névoa, sendo que um fica na extremidade do lago e outro na parte central, e um jato sólido, conhecido como canhão, localizado em outra extremidade do lago. O projeto é do arquiteto e urbanista José da Silva Azevedo Neto (1908-1962), que tem diversas obras espalhadas pela cidade, embora algumas tenham sido descaracterizadas ao longo do tempo.

Na Zona Norte, por exemplo, são de Azevedo Neto a Praça Edmundo Rego, no Grajaú, e a própria Praça Saens Peña. Na Zona Sul, destacam-se o Jardim de Alah e as praças Antero de Quental, no Leblon, General Osório, em Ipanema, e Cardeal Arcoverde, em Copacabana.

Advertisement
51783265610 682b8c6859 w Símbolo da Tijuca, Chafariz da Praça Saens Peña volta a funcionar após quatro anos
O chafariz, que estava há quatro anos sem funcionar, passou por um restauro completo – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, pediu que a população tenha cuidado e que ajude a fiscalizar caso novos casos de depredação do patrimônio público ocorram na região.

O chafariz da Saens Peña é um dos mais antigos da cidade e faz parte do projeto original da praça, mas estava completamente abandonado. Vândalos haviam arrombado a casa de máquinas e furtado várias peças. Após meses de dedicação da nossa equipe, quem mora na Tijuca ou passa pelo local terá o prazer de ver mais um chafariz em funcionamento. Pedimos que a população colabore e nos ajude a zelar por ele“, disse a secretária Anna Laura.

O subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe, celebrou a reinauguração do chafariz. Segundo ele, o revitalização do espaço foi um pedido dos moradores da área.

A Saens Peña foi a primeira praça a ser vistoriada. Começamos a gestão sabendo que precisávamos recuperar a praça, coração da Tijuca, e consertar o tradicional chafariz, a pedido dos moradores. Em uma ação integrada da Prefeitura, conseguimos fazer a revitalização deste espaço urbano tão importante para a Grande Tijuca“, afirmou o subprefeito Wagner Coe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Símbolo da Tijuca, Chafariz da Praça Saens Peña volta a funcionar após quatro anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui