Semáforos são substituídos por rotatórias para reduzir furtos na Estrada Adhemar Bebiano, Zona Norte do Rio

A medida foi tomada após o alto número de furtos de cabos de energia nos sinais de trânsito da via, que deixavam a região sem sinalização e causou mais de 80 acidentes em 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/google street view

No último sábado, (26/08), a Subprefeitura da Zona Norte trocou os sinais de trânsito por rotatórias na Estrada Adhemar Bebiano, também conhecida como Estrada Velha da Pavuna, na Zona Norte do Rio. A medida foi tomada após o alto número de furtos de cabos de energia, que deixavam a via sem sinalização. Só neste ano, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 80 acidentes na avenida.

A Estrada, muita conhecida na região, faz ligação de Del Castilho ao bairro de Tomás Coelho e ainda pelos bairros de Engenho da Rainha e Inhaúma.

Segundo a CET-Rio, que executou o projeto, além de evitar os furtos, a mudança também vai melhorar o fluxo de veículos na via. A subprefeitura visa também diminuir o prejuízo aos cofres públicos, diante do montante gasto em reparos e substituições de equipamentos.

O subprefeito Diego Vaz explica que a decisão foi confirmada por dois motivos: “uma foi o excesso de roubo de equipamentos que faziam os sinais funcionar. Roubos de fios e roubos dos controladores. E a segunda também foi para poder ter uma melhor fluidez no trânsito. Aqui é um acesso muito importante, dá acesso para a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, à Avenida Brasil também. Então, a gente pôde juntar essas duas formas: segurança e melhor fluidez no trânsito, trazer uma rotatória aqui para Zona Norte”.

Advertisement

Diego Vaz explica também que a medida vai dificultar os assaltos contra motoristas que ficavam parados no trânsito. 

De acordo com a CET-Rio, a Zona Norte lidera o ranking de furtos de cabos de janeiro a julho deste ano. Mais de R$ 1 milhão foram gastos para repor 12.200 metros de cabos levados pelos criminosos. Ainda de acordo com o balanço da CET-Rio, a região mais afetada por estes crimes é a da Grande Tijuca, com 31% das ocorrências, seguida por São Cristóvão e Grande Méier.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Semáforos são substituídos por rotatórias para reduzir furtos na Estrada Adhemar Bebiano, Zona Norte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui