Sindicato de professores defende esperar vacinação para liberar retorno presencial no Rio

Paes afirmou ser a favor da volta às aulas presenciais e o secretário de Educação disse que deve divulgar em breve o protocolo sanitário para o retorno

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Imagem de Wokandapix por Pixabay

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) defende que as atividades presenciais só sejam retomadas após a vacinação da população contra a Covid-19. Nesta semana, o prefeito Eduardo Paes (DEM) afirmou ser a favor da volta às aulas presenciais e o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, disse que deve divulgar em breve o protocolo sanitário para o retorno.

Nós do Sepe defendemos que não é possível ter retorno das aulas presenciais até que todos nós, profissionais da Educação e comunidade escolar, que envolve os pais, as mães de alunos e também as crianças, sejamos vacinados. Não voltar antes da vacina porque a gente defende a vida de todos e todas”, disse Duda Quiroga, coordenadora do Sepe-RJ.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em 2021, o ano letivo terá 202 dias, começando no dia 8 de fevereiro e terminando em 17 de dezembro. Em entrevista ao Bom Dia Rio, Ferreirinha contou que o plano de volta às aulas que está sendo elaborado através da parceria entre o Comitê Científico de Enfrentamento ao Covid-19 e a Secretaria Municipal de Saúde e toma como base a análise detalhada dos ambientes escolares.

Entre as medidas analisadas estão:

Advertisement
  • Qual deve ser o distanciamento ideal entre carteiras quando o aluno está com máscara ou sem a proteção;
  • Quantas pessoas podem estar em sala de aula, levando em consideração a quantidade de janelas e de aparelhos de ar-condicionado;
  • Como deve ser o funcionamento do refeitório;
  • Como deve ser organizado o intervalo para o recreio.

O protocolo também deve trazer informações sobre um eventual rodízio de alunos, já que o número de profissionais nas unidades de ensino deve ser reduzido.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sindicato de professores defende esperar vacinação para liberar retorno presencial no Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. E corrigindo a Larissa. Não é sindicato dos professores. E sim profissionais da educação. Aqui é tão bagunça que nem isso. Misturam professor com merendeira e porteiro de escola.

  2. A praia, a Lagoa, os parques e praças estão cheios de jovens que quando não estão dando rolezinho no shopping, se reúnem nesse lugares, em grupos, fazendo piquenique, jogando conversa fora etc.

    E os professores, e que lugar vivem(??) Aposto como também estão passeando…

    Já é hora de todos voltarem usando máscaras.
    O distanciamento social não é incompatível com retorno às aulas presenciais. Basta praticar o revezamento com atividades à distância.

    Os professores e principalmente esses sindicados dos profissionais da educação são os piores do mundo.

    Não se planejam para nada. Só querem deixar a educação largada e culpar os governos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui