Sindicato dos Comerciários flagra 250 lojas com irregularidades trabalhistas no Rio

Lojistas descumprem acordo coletivo e expõem trabalhadores a condições precárias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem criada por Inteligência Artificial

Fiscais do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro identificaram irregularidades trabalhistas em 250 lojas da cidade no último domingo (15). As infrações mais comuns foram a falta de formalização do Termo de Adesão para o trabalho aos domingos, o descumprimento da jornada de trabalho e a ausência de pagamento de lanche aos funcionários.

Márcio Ayer, presidente do sindicato, critica a atitude dos lojistas: “Mesmo com todas as cláusulas especificadas no Acordo, os lojistas descumprem os direitos dos trabalhadores”.

Multa e acordo coletivo:

As lojas que descumprirem o acordo estão sujeitas a multas de R$ 412 por infração e por empregado. O acordo coletivo determina que a jornada de trabalho aos domingos seja de no máximo seis horas, com fornecimento de lanche, jantar ou vale-refeição.

Alerta para o Natal e Ano Novo:

O Sindicato dos Comerciários alerta para as proibições de trabalho nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. As empresas não podem utilizar esses dias como folga semanal ou compensação de banco de horas.

Denúncias:

Trabalhadores podem denunciar irregularidades de forma anônima pelos canais do sindicato:

Horário de funcionamento:

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o expediente em shoppings e lojas de rua deve ser encerrado até às 18h. Supermercados, considerados serviços essenciais, podem funcionar com horários definidos em escala, respeitando o pagamento de horas extras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sindicato dos Comerciários flagra 250 lojas com irregularidades trabalhistas no Rio

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui