Sala Cecília Meireles, apresenta sexta-feira, dia 17 de setembro, e sábado, 18 de setembro, sempre às 19 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência do maestro André Cardoso, com participação de Marco Catto  (viola). No repertório, obras de Holst, Brenno Blauth, Farkas e Alexandre Schubert. Na sexta-feira o espetáculo será presencial, com transmissão pelo YouTube da Sala e pela TV Alerj e no sábado, apenas presencial.

Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

O compositor gaúcho Brenno Blauth (1931-1993) teve uma primeira fase nacionalista, usando elementos do folclore, e mais tarde assimilou recursos dodecafônicos, tonais, aleatórios e politonais. A peça “Introdução e Allegro” para viola e orquestra de cordas é uma obra que, apesar dos temas serem essencialmente diatônicos, são raras as estruturas harmônicas tonais. Os dois temas são trabalhados pelo compositor através de diferentes processos de desenvolvimento, onde há momentos em que a viola solista atua sem o acompanhamento orquestral e breves passagens de textura polifônica, incluindo um canon. Composta em 1967, a obra permaneceu inédita por mais de 50 anos e receberá sua primeira audição no concerto da Sala Cecília Meireles pelo violista Marco Catto como solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de André Cardoso.

Bacharel e Mestre em composição pela UFRJ onde leciona no Departamento de Composição, Alexandre Schubert é autor de cerca de 140 obras e integrante do grupo Prelúdio 21. Recebeu 16 prêmios em concursos nacionais e internacionais, primeiros lugares no Concurso de Composição para Percussão e no Concurso Nacional de Composição Lindembergue Cardoso. Suas obras têm sido apresentadas na Alemanha e Suíça.

Orquestra Sinfônica da UFRJ
Marco Catto, viola
André Cardoso, regente

Gustav Holst (1874-1934)
Brook Green Suíte H190
I – Prelude
II – Air
III – Dance

Brenno Blauth (1931-1993)
Introdução e Allegro para viola e cordas (estreia)

Ferenc Farkas (1905-2000)
Zánkai Muzsika (Música para Zánka)
I – Sonatina
II – Arietta
III – Rondo

Alexandre Schubert (1970)
Sinfonietta para cordas (estreia)
I – Intenso
II – Intermezzo
III – Adagio
IV – Veloz

SERVIÇO
Sala Cecília Meireles
LINK PARA COMPRA PELA INTERNET: https://bileto.sympla.com.br/event/68717/d/106774
Rua da Lapa, 47 – Centro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui