Por André Delacerda

Sinuca por A. Petry Um bom jogo de sinuca com os amigos já é algo tradicional em alguns bares e pubs do Rio. O velho e renovado bairro da Lapa, que é o espaço onde todas as tribos cariocas se encontram durante quase todos os dias da semana, e principalmente nos finais de semana, é um dos redutos, em que se pode jogar uma boa sinuca, com um ar de nostalgia, apreciando-se tacadas dos mestres, que circulam entre as mesas dos centenários casarões.

 

Da sinuca jogada antigamente, nos fundos dos bares, a dos dias atuais, muitas tacadas, ou melhor casas foram se modernizando e se espalhando pela geografia carioca. Jogar sinuca virou algo de alto nível, hoje além dos homens, as garotas cariocas já formam grupos de amigas que se dirigem a estes locais e jogam uma boa sinuca. Olho nelas.

Além da Lapa também é possível jogar sinuca nos pubs e alguns bares da Zona Sul, Norte e da Barra da Tijuca. Dizem que na cidade já há mais de 150 locais para se jogar.

 

Sinuca por André Pantoja O Diário do Rio disponibiliza aqui algumas dicas de locais:

 

Para os que buscam um local mais tradicional voltado a sinuca a pedida é Clube do Taco, que fica em Copacabana. Este foi fundado na década de 80, no local inclusive pode-se fazer aulas de sinuca. E é claro que sinuca combina com petisco e cerveja, que no local pode ser saboreados entre uma taca e outro.

 

Para quem está em Ipanema, na praça General Osório, o pub Shenanigan´s é o lugar onde além de se vivenciar um clima mais ou menos irlandês, pode-se encontrar muitos estrangeiros e a galera universitária da cidade, no local há mesas para um bom jogo de sinuca.

 

Voltando ao clima boêmio do centro, temos o Lapa 40º, uma casa localizada na Rua do Riachuelo. Seu ambiente é composto por três andares, que trazem uma mescla de sinuca, música ao vivo, e uma gafieira para os freqüentadores. Quem chega ao primeiro pavimento logo vai ver algumas mesas e uma palco onde acontecem shows com música ao vivo. O segundo andar é dedicado exclusivamente a sinuca, com 20 mesas, onde mestres e admiradores competem dando sua tacadas. O terceiro andar é o espaço reservado para a boemia, e é claro com um salão onde os casais podem dançar uma boa gafieira.

 

E para não dizer que esqueci dos tijucanos, ai vai a dica. No bairro da Tijuca, o local certo para se jogar sinuca é o Snooker Bar.

 

Quem prefere jogar uma sinuca sem se preocupar com a hora, a opção é o Boteco Taco, localizado no Humaitá. Esta sinucaria, acho que é assim que se chama os locais onde se pode jogar sinuca; funciona 24 horas, você certamente pode chegar lá de madrugada e vai encontrar jogadores acertando na caçapa.

 

Quem quiser conhecer mais sobre o mundo da sinuca carioca, e participar dos eventos, pode-se ter as informações no site da Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro.

 

Boa tacada Rio.

 

Fotos: Sinuca… por A. Petry

Sinuca por André Pantoja

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui