Sinuca uma febre carioca que veio pra ficar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Sinuca por A. Petry Um bom jogo de sinuca com os amigos já é algo tradicional em alguns bares e pubs do Rio. O velho e renovado bairro da Lapa, que é o espaço onde todas as tribos cariocas se encontram durante quase todos os dias da semana, e principalmente nos finais de semana, é um dos redutos, em que se pode jogar uma boa sinuca, com um ar de nostalgia, apreciando-se tacadas dos mestres, que circulam entre as mesas dos centenários casarões.

 

Da sinuca jogada antigamente, nos fundos dos bares, a dos dias atuais, muitas tacadas, ou melhor casas foram se modernizando e se espalhando pela geografia carioca. Jogar sinuca virou algo de alto nível, hoje além dos homens, as garotas cariocas já formam grupos de amigas que se dirigem a estes locais e jogam uma boa sinuca. Olho nelas.

Advertisement

Além da Lapa também é possível jogar sinuca nos pubs e alguns bares da Zona Sul, Norte e da Barra da Tijuca. Dizem que na cidade já há mais de 150 locais para se jogar.

 

Sinuca por André Pantoja O Diário do Rio disponibiliza aqui algumas dicas de locais:

 

Para os que buscam um local mais tradicional voltado a sinuca a pedida é Clube do Taco, que fica em Copacabana. Este foi fundado na década de 80, no local inclusive pode-se fazer aulas de sinuca. E é claro que sinuca combina com petisco e cerveja, que no local pode ser saboreados entre uma taca e outro.

 

Para quem está em Ipanema, na praça General Osório, o pub Shenanigan´s é o lugar onde além de se vivenciar um clima mais ou menos irlandês, pode-se encontrar muitos estrangeiros e a galera universitária da cidade, no local há mesas para um bom jogo de sinuca.

 

Voltando ao clima boêmio do centro, temos o Lapa 40º, uma casa localizada na Rua do Riachuelo. Seu ambiente é composto por três andares, que trazem uma mescla de sinuca, música ao vivo, e uma gafieira para os freqüentadores. Quem chega ao primeiro pavimento logo vai ver algumas mesas e uma palco onde acontecem shows com música ao vivo. O segundo andar é dedicado exclusivamente a sinuca, com 20 mesas, onde mestres e admiradores competem dando sua tacadas. O terceiro andar é o espaço reservado para a boemia, e é claro com um salão onde os casais podem dançar uma boa gafieira.

 

E para não dizer que esqueci dos tijucanos, ai vai a dica. No bairro da Tijuca, o local certo para se jogar sinuca é o Snooker Bar.

 

Quem prefere jogar uma sinuca sem se preocupar com a hora, a opção é o Boteco Taco, localizado no Humaitá. Esta sinucaria, acho que é assim que se chama os locais onde se pode jogar sinuca; funciona 24 horas, você certamente pode chegar lá de madrugada e vai encontrar jogadores acertando na caçapa.

 

Quem quiser conhecer mais sobre o mundo da sinuca carioca, e participar dos eventos, pode-se ter as informações no site da Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro.

 

Boa tacada Rio.

 

Fotos: Sinuca… por A. Petry

Sinuca por André Pantoja

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sinuca uma febre carioca que veio pra ficar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui