Sistema de reconhecimento facial atinge marca de 500 prisões no Rio

A Polícia Militar do Rio já realizou 500 prisões com auxílio do reconhecimento facial, reforçando a segurança pública no Carnaval e em grandes eventos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A Polícia Militar do Rio de Janeiro alcançou a marca de 500 prisões realizadas por meio do sistema de reconhecimento facial, inaugurado no Réveillon de 2024. O número foi atingido nesta terça-feira de Carnaval (04/03), nas proximidades do Sambódromo, quando agentes da Diretoria de Tecnologia prenderam um homem com mandado de prisão em aberto por roubo.

O sistema faz parte do reforço tecnológico do Governo do Estado, que instalou 10 torres de segurança com câmeras de reconhecimento facial nos arredores da Sapucaí. O governador Cláudio Castro destacou o impacto da tecnologia no combate ao crime:

“Essa ação reforça o investimento do Estado em tecnologia e na capacitação dos policiais. A marca de 500 prisões realizadas por meio do sistema de reconhecimento facial demonstra nosso compromisso com a segurança pública e o uso da tecnologia para fortalecer o combate ao crime”.

Tecnologia a serviço da segurança

Desde o início do Carnaval, na sexta-feira (28/02), 12 pessoas com mandados de prisão foram identificadas, sendo cinco na região central do Rio. O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, ressaltou a importância do monitoramento tecnológico:

“O Governo do Estado tem investido muito em tecnologia para a segurança. Hoje, não há um local de grande concentração de público que não esteja sendo monitorado”.

O sistema de reconhecimento facial é operado por militares no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que monitoram:

  • Desfiles das escolas de samba
  • Blocos de rua
  • Orla marítima e pontos turísticos
  • Rodovias e estações de transporte coletivo

Além das câmeras instaladas em pontos estratégicos, o videomonitoramento urbano está interligado a mais de 260 mil dispositivos (câmeras e alarmes) em todo o estado. As 13 mil câmeras corporais usadas pelos policiais militares também estão conectadas ao CICC, garantindo mais transparência e eficiência nas operações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Sistema de reconhecimento facial atinge marca de 500 prisões no Rioddr newsletter Sistema de reconhecimento facial atinge marca de 500 prisões no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui