Sistema para controle de acesso à Arraial do Cabo se torna 100% digital

Segundo a prefeitura, os testes obtiveram sucesso durante o feriado prolongado da Independência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação | Prefeitura de Arraial do Cabo

O acesso de turistas à Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, agora é controlado por um sistema 100% digital. Segundo a Prefeitura, a ideia é evitar a possibilidade de falsificação do voucher que libera a entrada no município.

Por conta da pandemia, o acesso à Arraial do Cabo está permitido apenas para moradores, proprietários de imóveis (com comprovante de residência), prestadores de serviços e turistas, que devem ter o voucher oficial da Prefeitura que comprovem reserva de hospedagem na cidade.

A iniciativa estava em teste para o setor hoteleiro cadastrado e foi considerada um sucesso pela Prefeitura durante o feriado prolongado da Independência. Como o resultado foi positivo, agora as casas de aluguel da cidade também têm autorização para emitir os vouchers.

A autorização pode ser impressa ou apresentada diretamente pelo celular nas barreiras sanitárias montadas na cidade e terá todos os dados do cliente, além de sistema de controle exclusivo da Prefeitura.

Advertisement

De acordo com o município, tanto o voucher digital, no caso de casas de aluguel, quanto o QR Code, no caso de meios de rede hoteleira, deve ser solicitado pelo estabelecimento e não pelo turista. O turista apenas informa os dados na hora de efetuar a reserva e recebe o voucher oficial junto com a confirmação. Todos os procedimentos realizados pelo sistema digital estão disponíveis na página oficial criada pela Prefeitura para abordar as medidas de flexibilização adotadas na cidade.

Segundo um balanço divulgado pela Prefeitura de Arraial do Cabo na última terça-feira (08/09), ao todo, 3.713 veículos foram barrados nas barreiras sanitárias durante o feriado prolongado da Independência por não terem autorização para entrar no município, comprovando o sucesso do sistema. Ainda de acordo com o município, a Secretaria de Turismo emitiu 3,5 mil vouchers para os meios de hospedagem que seguem a Cartilha Arraial Limpo e Seguro, respeitando o limite de 50% da capacidade de hospedagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sistema para controle de acesso à Arraial do Cabo se torna 100% digital
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente iniciativa e que deveria ser estudada também por outros municípios turísticos. Moro em Mangaratiba e o último feriadão (da Independência) foi uma bagunça, com direito até à “festa da COVID”. Mas, lamentavelmente, a Prefeitura daqui está pouco se importando…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui