Sítio Burle Marx, na Zona Oeste do Rio, se torna Patrimônio Mundial da Unesco

Chancela foi dada nesta terça (27/07) durante a 44ª Sessão do Comitê da Unesco, realizada em Fuzhou, na China

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Entrada do Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio - Foto: Divulgação/Iphan

Legado do paisagista brasileiro responsável pela criação do conceito de jardim tropical moderno, o Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi reconhecido nesta segunda-feira (26/07) como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A chancela foi dada durante a 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada em Fuzhou, na China.

Com isso, o Brasil passa a ter 23 bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, registro dos bens considerados como portadores de valor universal excepcional para a cultura da humanidade. O SRBM foi reconhecido na categoria de Paisagem Cultural, na qual se enquadram bens que referenciam a interação entre o ambiente natural e as atividades humanas, resultando em uma paisagem natural modificada.

Vale ressaltar que o Sítio Burle Marx tem 405 mil metros quadrados de área e abriga uma coleção botânica com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, cultivada em viveiros e jardins. Ele é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

Advertisement

”O Sítio Roberto Burle Marx é, certamente, uma obra de arte, onde as paisagens são o elemento de maior destaque, ligando todo o conjunto com poderosa personalidade. Os espaços ajardinados do Sítio materializam tanto os princípios paisagísticos da obra de Burle Marx quanto os processos de análise, cultivo e experimentação que impulsionaram a criação do paisagismo tropical moderno”, diz a diretora do SRBM, Claudia Storino.

Já a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, destaca que o título é motivo de orgulho para o Brasil, para o próprio instituto e a toda a população brasileira: ”A chancela estabelece um compromisso para manter os valores excepcionais que tornam esse lugar de importância para toda a humanidade. Temos a missão de preservar para as futuras gerações este espaço de aprendizado e de fomento ao conhecimento sobre natureza, paisagismo, arte e botânica.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sítio Burle Marx, na Zona Oeste do Rio, se torna Patrimônio Mundial da Unesco
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui