Sítio Roberto Burle Marx pode virar patrimônio cultural mundial da Unesco

Localizado em Barra de Guaratiba, o espaço foi a casa do famoso paisagista

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, se prepara para a nova fase da candidatura do local a Patrimônio Mundial pela Unesco.

Na próxima segunda, 26/07, durante a 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que se reúne em Fuzhou, na China, o Sítio Roberto Burle Marx, localizado em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, concorre ao título de monumento na lista do Patrimônio Cultural Mundial da Unesco.

Como o nome sugere, o Sitio tem raízes diretas com o paisagista Roberto Burle Marx, que morou no lugar.  Em 1949, a belíssima propriedade foi adquirida por Roberto e seu irmão, Siegfried.  A antiga residência tem 400 mil m2, onde estão reunidas uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo.

Nos anos 1970, mais precisamente em 1973, o local passou por reforma e Roberto Burle Marx foi morar definitivamente lá, levando uma coleção de plantas que ele iniciou ainda na infância, aos 6 anos de idade.

O acervo do Museu-Casa possui 3.125 peças, incluindo obras do próprio Burle Marx, entre elas, pinturas, desenhos, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos. Também fazem parte do acervo coleções de vidros decorativos diversos, imagens barrocas em madeira, cerâmica pré-colombiana e cerâmica primitiva oriunda do Vale do Jequitinhonha/MG.

Advertisement

Em 2012, o Rio de Janeiro recebeu certificação da Unesco como a primeira cidade mundial Patrimônio da Paisagem Cultural Urbana, tendo o Corcovado, Pão-de-Açúcar, Jardim Botânico, Arpoador, e praias do Flamengo e Botafogo como cartões postais do título internacional.

Caso vença o prêmio, o Sítio se junta a locais como a Cidade História de Ouro Preto (MG), o Plano Piloto de Brasília (DF) e o Centro Histórico de Salvador (BA).

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sítio Roberto Burle Marx pode virar patrimônio cultural mundial da Unesco
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui